A Federação das Indústrias do Estado da Bahia, numa ação do seu Conselho de Sustentabilidade, convida as empresas a inscreverem suas práticas socioambientais na 12ª Edição do Prêmio FIEB, com o objetivo de contribuir para fortalecer a imagem da indústria baiana sustentável. Essa ação é um exercício de transparência e engajamento com as partes interessadas. Serão premiados: Sindicatos que ocuparem os dois primeiros lugares como reconhecimento pela ação indutora de sustentabilidade junto às suas associadas; Empresas que ocuparem os dois primeiros lugares em cada modalidade como reconhecimento pela atuação sustentável.

Os Cadastros das práticas poderão ser feitos no portal FIEB, de acordo com as Modalidades a seguir:

Modalidade 1: MICRO/PEQUENAS
Iniciativas que contribuam para a melhoria do desempenho socioambiental. Ex.: Práticas de Gestão e Tecnologias Socioambientais.

Modalidade 2: PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
Iniciativas de interação com as partes interessadas que contribuam para melhoria da qualidade de vida e ambiental. Ex.: Programas de inserção social, educação ambiental, qualidade de vida, desenvolvimento local, geração de emprego/renda, valorização de patrimônio histórico e cultural.

Modalidade 3: PRÁTICAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAIS
Iniciativas direcionadas ao fortalecimento da gestão sustentável da organização. Ex.: governança (ética e transparência, etc), desenvolvimento da cadeia de valor, certificações, pactos.

Modalidade 4: TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
Tecnologias adotadas na indústria que promovam melhoria de desempenho com foco nos principais aspectos ambientais das atividades produtivas.

ÁGUA E EFLUENTES LÍQUIDOS – Tecnologias que visam aumentar a eficiência do uso da água, melhorar a qualidade, promover o consumo racional (reuso e reciclagem) e desenvolvimento de tecnologias de processo objetivando à redução de poluentes na fonte geradora.

RESÍDUOS SÓLIDOS – Tecnologias que contribuam para minimizar a geração de resíduos e proporcionar a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final; práticas de reciclagem/reuso.

EMISSÕES E ADEQUAÇÕES ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Tecnologias com foco na melhoria da qualidade do ar, por meio da redução de emissões e uso de alternativas de energias renováveis.

As empresas interessadas deverão acessar o Portal Assessoria FIEB Online, disponível no site da FIEB (http://sis.fieb.org.br/FIEB/AssessoriaFieb/), clicar em Responsabilidade Social/Banco de Práticas Sustentáveis da Indústria Baiana em “Serviço”, e registrar o nome das práticas que concorrerão ao Prêmio.