O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) participou da primeira Feira do Produtor Rural em Itamaraju (BA), realizada em 30 e 31 de outubro. O PAFS, juntamente com fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), relembrou aos produtores presentes no evento técnico voltado para o fortalecimento do setor rural da região do Extremo Sul da Bahia, que novembro é mês da campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa. Foram distribuídos panfletos da campanha de vacinação, além das cartilhas PAFS e o relatório Bahia Florestal 2019 da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). O PAFS também deu continuidade à campanha educativa para prevenção a incêndios florestais, com distribuição de material impresso educativo aos produtores e demais presentes no evento.

 A ABAF e a ADAB lançaram o PAFS em 2016, após os resultados positivos do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP), lançado em 2015, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Desde então, o PAFS vem trabalhando temas relativos à sustentabilidade em palestras, capacitações, reuniões nos municípios, escolas e comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; e Programa Fitossanitário de Pragas.

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicatos Rurais da FAEB/Senar; Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos. Resultados após intenso trabalho desde sua criação e até julho de 2020: o PAFS percorreu mais de 300 mil quilômetros, realizou 270 treinamentos em 258 comunidades, instruiu e orientou mais de 12 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região.