Este ano, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participa novamente da Fenagro com um estande localizado na Avenida do Agronegócio, ao lado do espaço da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), entre outras instituições do segmento. O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, explica que o objetivo é divulgar o lançamento do programa ‘Ambiente Florestal Sustentável’, uma parceria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e ABAF.

A 29ª Feira Internacional da Agropecuária – Fenagro acontece de 26/11 a 04/12 no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (BA). A Fenagro é o maior evento do segmento do Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil feiras agropecuárias do Brasil. Além do caráter econômico, a Fenagro tem como objetivo viabilizar oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário. Este ano são esperadas cerca de 100 mil pessoas nos dias da feira.

O programa ‘Ambiente Florestal Sustentável’ teve o primeiro treinamento para multiplicadores em 08 e 09/11 em Teixeira de Freitas (BA), onde mais de 110 técnicos e representantes de prefeituras (através das secretarias de agricultura e meio ambiente), dos sindicatos rurais, das associações de produtores de madeira e outras culturas, de instituições parceiras, da ADAB, das empresas de base florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia participaram.

Os temas abordados foram: Regulamentação Ambiental (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Preservação dos Recursos Hídricos/Pecuária em Áreas de Proteção; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/ Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC); e Prevenção e Controle de Incêndios Florestais.  Além das palestras, também foi confeccionada uma cartilha informativa sobre os temas que está disponível no site da ABAF (abaf.org.br). Este material – e o treinamento presencial – foi elaborado em parceria com especialistas da Unisafe Consultoria, Pedro Francio e Mary Cobra.

Este programa é uma ampliação do ‘Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda’ (PFCLP), lançado pela ADAB e ABAF no início do ano, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Além de um amplo programa de comunicação, foi montada e orientada uma equipe de três engenheiros (agrônomos e florestais) que vem trabalhando com uma estrutura formada por veículos, equipamentos audiovisuais e material informativo. Após intenso trabalho em 10 meses, o PFCLP percorreu mais de 60 mil quilômetros, realizou cerca de 90 treinamentos, instruindo e orientando mais de 3 mil produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região. O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicados Rurais da FAEB/Senar; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente.

O coordenador técnico do PFCLP, Paulo Andrade, declarou que é importante que o programa seja mantido e que novos temas relativos à educação ambiental possam ser levados para todas as comunidades da região. “Acreditamos que a responsabilidade de uma produção rural sustentável tem que ser de todos nós. Se um produtor deixar de fazer sua parte, de cuidar de sua propriedade e meio ambiente, o resultado não vai ser bom pra ninguém”, acrescenta Andrade.

“Esse trabalho torna-se importante em vários sentidos. Por exemplo, todos nós já estamos sentindo a falta de água em alguns locais ou momentos. Isso se reflete também na produção agrícola que, consequentemente, afeta o preço dos produtos que nós consumimos. Se não cuidarmos das nascentes, que vem sendo mortas, pisoteadas pelo gado solto em áreas de preservação, este problema vai se agravar. Não podemos colocar a culpa só no clima”, declara Epaminondas Junior, da ADAB.

Fenagro

Este ano, a Fenagro deve movimentar R$ 100 milhões em negócios que vão desde a comercialização de produtos artesanais, até leilões de animais com alto padrão genético. “Uma das novidades deste ano é a Avenida do Agronegócio, um espaço que vai reunir instituições financeiras que apoiam e fomentam a agricultura baiana, além dos órgãos dos governos do estado e federal ligados ao segmento”, destaca o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vitor Bonfim.

Ao todo, serão expostos 6 mil animais entre bovinos, equinos, ovinos, caprinos, além de pequenos animais. A Fenagro também contará com Espaço Kids, exposição e torneio de animais, aulas de gastronomia gratuitas, área para games e a Casa do Papai Noel Sertanejo, Feira de Agricultura Familiar, Economia e Reforma Agrária – exposição e comercialização de produtos como a cerveja de cacau, chocolates especiais, queijos, doces, artesanato -, entre outros serviços.

A Fenagro tem realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACOOBA), em parceria com o Governo do Estado, através das secretarias da Agricultura (SEAGRI), e de Desenvolvimento Rural (SDR), além de outras instituições. São apoiadores o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.