A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participou de diversos eventos no mês de agosto de 2023. Confira.

Reunião Banco do Nordeste

Em 04/08, a ABAF esteve reunida com o superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto, e parte de sua equipe composta pelo gerente José Mendes Júnior, pelo gerente executivo George Robson Guimarães e pela analista de comunicação Lucile de Almeida Melo Bastos. Na ocasião, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, apresentou as vantagens econômicas, sociais e ambientais do setor de florestas plantadas e o Plano Bahia Florestal 2033 que está sendo construído em parceria com o Governo do Estado. O superintendente declarou o apoio do Banco do Nordeste, inclusive na construção e execução do plano.

Conselho Deliberativo da Ibá

O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, participou da reunião do Conselho Deliberativo da Ibá em 08/08 com a seguinte pauta: Reforma Tributária (com o convidado especial Bernard Appy, Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, do Ministério da Fazenda); Universidade ABTCP (com Darcio Berni, da ABTCP); aplicação do Código Florestal no Bioma Mata Atlântica – Parecer AGU (José Carlos da Fonseca, Francisco Bueno, Patrícia Machado), atualizações sobre estabelecimento de mercado regulado de carbono no Brasil (Renata Nishio e José Carlos da Fonseca); programa para formação de mão de obra (Patrícia Machado); avaliação de apoio à “Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria”, do Pacto Global Brasil (Camilla Marangon), entre outros.

UPB no Campo

A União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu em 17/08, o lançamento do projeto “Gestão e Fortalecimento das Secretarias Municipais de Agricultura, UPB no Campo – Identidade Produtiva”, quando também foi celebrado o aniversário de 59 anos da UPB.

ABI celebra 93 anos com programação especial

Luta pelo fim da violência contra a imprensa, história do jornalismo baiano e preservação da memória. Para celebrar seus 93 anos em defesa da democracia e da comunicação, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) destacou esses temas para dar início às celebrações de aniversário. Com a presença de associados, profissionais de imprensa, representantes da sociedade civil e autoridades, o evento foi realizado na manhã de 17/08, no Auditório Samuel Celestino, que fica no terraço do Edifício Ranulfo Oliveira, na sede da entidade, no Centro de Salvador. A data faz referência exata a 17 de agosto de 1930, quando a ABI foi fundada. Foi o primeiro de cinco encontros – os próximos serão realizados semanalmente, até o dia 16/09. A ABAF apoia está apoiando o evento.

50 anos da Embrapa

A Assembleia Legislativa da Bahia comemorou em 17/08, os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em sessão especial proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), que contou com a presença de parlamentares, gestores, pesquisadores e servidores da instituição homenageada.

Câmara Setorial de Florestas Plantadas do MAPA

A reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas (CSFP) de agosto contou uma apresentação de Gabriel Colle, diretor executivo do SINDAG, sobre pulverização aérea. Gabriel reiterou a importância de diferentes atores figurarem amicus curiae na ADPF 667, movida pela CNA, que busca embargar um conjunto de leis municipais que proíbem a pulverização aérea. Como encaminhamento, será enviado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, uma moção solicitando a manutenção da pulverização aérea. Outro tema abordado foi à aplicação do Código Florestal no Bioma Mata Atlântica. Francisco de Godoy Bueno (Ibá) apresentou o histórico das discussões e os potenciais impactos caso o novo parecer da AGU seja sancionado pelo presidente. Como encaminhamento, também será elaboração de uma moção a ser endereçada ao ministro para alertar sobre impactos. As duas moções serão enviadas para as outras câmaras setoriais do MAPA, uma vez que os temas são transversais e apoio dos outros setores é essencial.

Previamente em 15/08, os dirigentes das Associações Estaduais Florestais se reuniram para alinhamento estratégico da pauta da reunião da CSFP. Outros temas também foram discutidos na reunião, incluindo a atualização e próximos passos do projeto realizado em conjunto com a Canopy, para mapeamento das áreas de plantio usando imagens de satélite e os desdobramentos da consulta pública da Portaria IAP 257 de 2023 que dispõe sobre o estabelecimento de procedimentos para o cultivo de pinus spp. (pinus) no estado do Paraná. Tanto a consulta pública quanto a portaria foram revogadas e um grupo de trabalho será criado para um novo texto visando o regramento do tema.

Visita à FAEB

O setor florestal e o agronegócio sempre andaram de mãos dadas, rumo à sustentabilidade econômica, social e ambiental. Para selar essa parceria, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade; e o sócio-diretor da Venturoli, Gabriel Venturoli, visitaram a “Casa do Homem do Campo”, como é chamada a sede do Sistema Faeb/Senar. A visita (21/08) teve o intuito de aproximar mais as entidades em projetos comuns. Recebidos pelo diretor da Casa, Guilherme Moura, eles debateram o cenário atual da silvicultura na Bahia e no Brasil e falaram de futuras parcerias. Depois eles posaram para foto no painel das culturas, que homenageia várias cadeias produtivas, entre elas o cavaco de madeira.

A Bahia inserida no Desenvolvimento Sustentável Global

Em 30/08 foi realizado o evento “A Bahia inserida no desenvolvimento sustentável Global – Painel HUB ODS-BAHIA”, sediado na Fieb numa atuação regional da Rede Brasil Pacto Global, visando promover o engajamento do setor empresarial nas discussões sobre demandas tecnológicas e projetos sustentáveis no Ecossistema Bahia, passando pelas iniciativas do Pacto Global, Cidades, Campo, Mar e Energia.