Nesta quinta-feira (7/12/23), foi realizado no SENAI CIMATEC o plantio simbólico de dez das 1.163 mudas de árvores que faltam para a compensação de carbono da feira Constru Nordeste. A ação, que faz parte de um compromisso firmado durante o evento, realizado em setembro, contou com a presença de representantes da área do Núcleo de Sustentabilidade do CIMATEC, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e da Caetá Ambiental.
O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, destacou a importância do CIMATEC nesta ação. “A parceria com o CIMATEC, que é uma instituição ímpar, de destaque no mundo é muito positiva. A ideia é que possamos trabalhar juntos nesse programa de descarbonização do mundo e o ponto focal disso é o plantio de árvores, preservando a mata que já temos e plantar ainda mais”. Também participou da ação, o diretor da Caetá Ambiental, Luiz Garcez.
A primeira parte da compensação aconteceu em novembro, quando foram doadas 500 mudas à Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Amaro (BA). As demais (1153) mudas serão plantadas no CIMATEC Park, em Camaçari. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do CIMATEC, Arilma Tavares, comemora a ação, que está alinhada com a política de sustentabilidade da instituição.
“Ficamos felizes de poder ter espaço para receber essas mudas. A gente junto com a ABAF pode ser ponte para outras compensações. Em breve, lançaremos o nosso viveiro no CIMATEC PARK, onde também vamos poder plantar e também ser fornecedor de muda, inclusive para outros estados. Então, é uma parceria bem significativa e que tem tudo para dar bons frutos”, disse.
De acordo com o relatório da consultoria Index, a Constru Nordeste emitiu um total de 258,481 tCO2eq, o que corresponde ao plantio de 1.584 árvores somadas a 5% relativas à mortalidade, resultando em um total de 1.663 árvores.