Mudas de Acácia Chuva de Ouro e Pau Brasil foram plantadas hoje (23/01/2024) no SENAI CIMATEC, unidade Sede (Salvador/BA), dando início à compensação de carbono do Prêmio FIEB Indústria Sustentável realizado em 2023. As demais mudas (completando as 100 doadas pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF – e pela Caetá Ambiental) serão plantadas no SENAI CIMATEC Park (Camaçari/BA) a partir de março. Participaram do plantio de hoje representantes das áreas de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do SENAI CIMATEC.

Segundo Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Fieb e coordenadora  do Prêmio Fieb, a compensação de emissões de carbono reafirma o compromisso da instituição como signatária do Pacto Global e sede do HUB ODS Bahia da Rede Brasil Pacto Global em contribuir  para o atingimento dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente o ODS 13 – Ação  Contra Mudança Global do Clima.

A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do SENAI CIMATEC, Arilma Tavares, comemora a ação, que está alinhada com a política de sustentabilidade da instituição. “Podemos, junto com a ABAF, ser ponte para outras compensações. Em breve, lançaremos o nosso viveiro no CIMATEC PARK, onde também vamos poder plantar e também ser fornecedor de mudas, inclusive para outros estados. Então, é uma parceria bem significativa e que tem tudo para dar bons frutos”, disse.

 “A parceria com o SENAI CIMATEC, que é uma instituição ímpar, de destaque no mundo, é muito positiva. A ideia é que possamos trabalhar juntos nesse programa de descarbonização do mundo e o ponto focal disso é o plantio de árvores, preservando a mata que já temos e plantar ainda mais”, declarou o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

De acordo com o relatório da consultoria Index, o evento emitiu um total de 0,846 tCO2eq, o que corresponde ao plantio de 6 (seis) árvores para neutralização, de acordo com estudo da ESALQ (2013). O reduzido número de árvores correspondentes ao total emitido se deve à curta duração do evento, mas a ABAF, reforçando seu compromisso com a mitigação dos efeitos dos gases de efeito estufa ao meio ambiente, doou 100 mudas para esta neutralização de carbono do 14º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável.

Campanha da ABAF é destaque no Prêmio Fieb 2023 – Indústria Baiana Sustentável

A campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais “Floresta em Fogo é Problema de Todos Nós”, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) – desenvolvida pela Accessing Comunicação -, foi premiada na categoria “Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental” do Prêmio Fieb 2023 – Indústria Baiana Sustentável. A cerimônia aconteceu em 6/12/23 na sede da Fieb, em Salvador (BA).

Esta é uma iniciativa da ABAF que conta com o apoio de diversas instituições, como Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Associação dos Produtores Irrigantes da Bahia (Aiba) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) que lidera o “Programa Bahia Sem Fogo” (BSF) e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.