ABAF NA FEIRA SHOW FLORESTAL 2022

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) acompanhou as atividades da feira “Show Florestal” que contou com mais de 130 expositores e apresentou o que tem de mais novo aos produtores do setor florestal de todo o Brasil, em Três Lagoas (MS), em maio de 2022.

“A feira é um evento para proporcionar a imersão e conhecimento na eucaliptocultura, desde o plantio, manejo das plantas, colheita e até ao transporte. O foco da feira é mostrar toda a cadeia produtiva da madeira e proporcionar ao visitante uma imersão”, detalhou o CEO da Malinovski – empresa que organiza o evento -, Ricardo Malinovski.

O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, esteve presente na abertura do Show Florestal quando recebeu de Jaime Verruk, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do MS, um exemplar do recém-lançado Profloresta – Plano estadual de desenvolvimento sustentável de floresta plantada do MS.

Entre as demais atividades acompanhadas pelo diretor executivo da ABAF, destaque para a 54ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do MAPA, que contou com 18 participantes in loco e quase 30 pessoas virtualmente. A discussão foi em torno de temas que têm efetivo interesse para o setor, como normas regulamentadoras de relações de trabalho; aspectos estratégicos do mercado de madeira; a temática do equilíbrio de gênero no setor, pela perspectiva da Rede Mulher Florestal.

Andrade também fez uma visita à Usina Termelétrica Onça Pintada, localizada no complexo industrial da Eldorado Brasil – empresa de base florestal, com mais de 200 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul e outros mais de 100 mil hectares de conservação. Em Três Lagoas (MS), a companhia opera uma fábrica com capacidade para produzir mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano e a usina termelétrica Onça Pintada – a maior usina de biomassa do país – entrega 50 Megawatts/hora de energia para o sistema elétrico nacional.

“A Eldorado Brasil sempre atuou de maneira sustentável e suas práticas que são alinhadas à inovação resultam em diferenciais competitivos no mercado e que trazem relevância técnica com soluções que respeitam o meio ambiente. A Usina Onça Pintada possui diretrizes que colaboram com a diversificação da matriz energética nacional e comprova a sistematização da economia circular como modelo de negócio adotado globalmente”, explica Gabriel Borges, coordenador de silvicultura da Eldorado Brasil.