A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participou de diversos eventos no mês de setembro de 2023. Confira.

Audiência Pública na ALBA

Em 05/09, a ABAF marcou presença na audiência pública conjunta da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia e da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sobre o PL.24938/2023 (proibição de pulverização aérea). O posicionamento do setor foi entregue ao presidente da Comissão de Agricultura, deputado Manuel Rocha, e ao secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Wallison Tum. A ABAF esteve acompanhada também de outras instituições parceiras, como a AIBA, a FAEB e o Sindag.

Apoio Corpo de Bombeiros

Em reunião, 06/09, com o coronel Adson Marcehsini (comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia) e com o coronel Jadson Almeida (comandante do Comando de Operações Bombeiros Militar – COBM), a ABAF formalizou o apoio do Corpo de Bombeiros à campanha “Floresta em fogo é problema de todos nós” que foca na conscientização sobre os danos causados pelo fogo sem controle, os cuidados a serem tomados, além de informar o que se deve fazer em caso de ocorrências. O comandante geral parabenizou a ABAF pela iniciativa e sugeriu que as brigadas de incêndio organizadas pelas empresas associadas (nos quatro polos de produção de madeira para fins industriais na Bahia) se aproximem das unidades do Corpo de Bombeiro no interior do estado.

PAFS faz palestras sobre educação ambiental

O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria da ABAF e ADAB, a convite da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Guaratinga/BA (SEMATUR), participou de algumas ações de educação ambiental para estudantes do Instituto Educacional de Guaratinga. O engenheiro florestal do PAFS, Ernandes Ferreira, palestrou sobre os biomas brasileiros e sobre a criação ilegal de gado em áreas ambientalmente protegidas. A engenheira agrônoma e Secretária Municipal de Meio Ambiente, Gabriella Dias, falou sobre os aspectos ambientais e da produção rural da cidade de Guaratinga, e o papel da SEMATUR em prol da sustentabilidade.

E, especialmente em 21/09, Dia da Árvore, foram realizados diálogos e atividades de educação ambiental com foco na importância das árvores para os serviços ecossistêmicos. O tema foi apresentado por Ernandes Ferreira, seguido do biólogo Marcelo Delfino, da Araçá Ambiental, que falou sobre afauna associada às florestas. O encerramento do evento foi marcado pela distribuição de mudas de árvores nativas da mata atlântica, que foram doadas pela Suzano, associada da ABAF.