A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participou de diversos eventos no mês de agosto de 2022. Confira:

 

Reunião CEAGRO

Em 08/08, palestra na reunião da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA).

 

Candidatos ao Governo

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – Fecomércio-BA, Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe – FETRABASE, Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, e Associação Comercial da Bahia (ACB) têm promovido encontros com candidatos ao Governo do Estado da Bahia mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais: Jerônimo Rodrigues (PT); João Roma (PL) e ACM Neto (União Brasil). A ABAF, além de participar, está compartilhando sugestões do setor florestal para o plano de governo dos candidatos.

 

Homenagens na Alba

A ALBA realizou uma sessão especial de outorga da Comenda 2 Julho ao empresário Eduardo Morais de Castro, realizada em 08/08, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. E, em 19/08, uma sessão especial de outorga Título Cidadão Baiano ao senhor Hari Hartmann, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.

 

Encontro Nacional do Agro

A convite da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) a ABAF participou do Encontro Nacional do Agro em 10/08 em Brasília/DF. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, o evento é de extrema importância para o setor agropecuário brasileiro, pois nele será apresentado o documento do que o Agro espera dos próximos governantes. A programação voltada para os cenários Político, Econômico, Agenda Legislativa de interesse do Setor, Redes Sociais e demais desafios da era digital, oportunizando a apresentação de boas iniciativas implantadas no País. Além do posicionamento quanto às demandas setoriais e políticas públicas, haverá a participação de autoridades e lideranças.

 

Câmara Setorial de Florestas Plantadas (CSFP) do MAPA

Realizada em 11/08 a 55ª reunião ordinária da CSFP em Brasília (DF) contou com a abertura de Pedro Alves Corrêa Neto, diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que destacou as mudanças dentro da entidade. A princípio, o SFB estava focado em cadastro e regularização ambiental, mas, após alterações, passou a atuar em um escopo mais amplo, incluindo desenvolvimento florestal, visando consolidar a agenda de florestas plantadas no governo. Pela manhã, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e as associações estaduais se reuniram no escritório da Ibá, em Brasília, para alinhamento da pauta da CSFP e também troca de informações relevantes para o setor, incluindo Vigiagro, PlantarFlorestas, dados setoriais, entre outros.

 

Workshop Defesa Florestal

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), realizou em 12/08, Workshop Defesa Florestal, em Brasília (DF), para promover um amplo debate visando ao fortalecimento do sistema de defesa sanitária florestal, a fim de evitar a entrada de pragas quarentenárias e, consequentemente, novos surtos. Além disso, no debate a desburocratização do registro de defensivos e demandas do setor de defensivos para culturas florestais, incluindo minor crops. O evento recebeu público expressivo e altamente representativo dos múltiplos stakeholders dessa agenda: autoridades técnicas do MAPA, pesquisadores, associadas da Ibá que participam do Comitê de Defesa Vegetal, além de representantes das indústrias químicas e de defensivos.

 

Parceria com o Exército

Reunião do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SISDIA) com a ABAF em 12/08 no Quartel General da 6ªRM na Mouraria, com o Gen. Guedon (Comandante), Cel. Liberatori (Chefe Estado-Maior), Cel. Salomão (Chefe Setor Inovação – SISDIA), Cel. Arcanjo (Chefe Setor Ambiental). Na pauta, a aproximação das instituições; e prospectar possibilidade de ações integradas, em particular nos fragmentos de mata na área dos quartéis, nos produtos de defesa e no cadastro de empresa estratégica de defesa.

 

Reunião da CNA

Reunião da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizada em 15/08, por videoconferência. Na pauta: prevenção e combate a incêndios florestais; publicação da Lei que permite o uso de aviação agrícola no combate a incêndios florestais; metodologias e sistematização de informações do setor florestal nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

Encontro reúne administradores para discutir práticas de ESG nas empresas

Todas as empresas, independente do setor e do porte, devem aderir às práticas ESG. Esse foi o assunto tratado no encontro Deveres e Responsabilidades dos Administradores em um Mundo ESG, que aconteceu em 16/08 na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Os palestrantes foram Antonio Carlos Júnior, presidente do conselho de administração da Rede Bahia; Pedro Melo, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Richard Blanchet, sócio do escritório Blanchet Advogados; e Sandra Guerra, sócia-fundadora da Better Governance. A mediação foi feita por Albérico Mascarenhas, diretor-executivo do grupo Aliança e coordenador-geral do Núcleo Bahia do IBGC.

 

Eleição Usuport

Em 16/08, as empresas filiadas da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) se reuniram para eleição dos membros do Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o período de setembro de 2022 a setembro de 2025; além de eleição dos diretores presidentes e vice-presidente pelo Conselho Diretor. Representante da empresa Tronox, Alejandro Hernan Tochilovsky foi reeleito presidente do Conselho Diretor da instituição. Ele terá Rafael Murro, da Paranapanema, como vice-presidente.

 

Nova diretoria Sincaol

O Sindicato da Indústria da Extração de Óleos Vegetais e Animais e de Produtos de Cacau e de Balas no Estado da Bahia (Sincaol) ofereceu almoço para marcar a posse da nova diretoria eleita para o triênio 2022/2025, em 16/08, no restaurante Barbacoa. Hilton Morais Lima foi eleito o novo presidente e Décio Alves Barreto Júnior o vice-presidente.

 

Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono

A Confederação Nacional da Indústria realizou, nos dias 16 e 17 de agosto de 2022, em São Paulo (SP), o evento “Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono”. O evento teve como objetivo promover o diálogo no setor empresarial com especialistas nacionais e internacionais. Mariana Lisbôa, líder global de relações corporativas da Suzano e presidente da ABAF participou do painel “Papel das florestas e da bioeconomia na redução de emissões de GEE” que propôs debater a importância das florestas e da biodiversidade, assim como as oportunidades advindas da bioeconomia para a manutenção do equilíbrio climático.

 

Conselhos Temáticos da FIEB

O departamento de Conselhos Temáticos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) promoveu dois encontros em 16/08: a reunião conjunta Comex, Coinfra e Portos pela manhã; e a reunião do Conselho de Sustentabilidade à tarde.

 

Florestas Uai

Em 17 e 18/08 foi realizado o evento Florestas Uai, em Belo Horizonte (MG), organizado pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF). O Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. falou durante a cerimônia de abertura, a convite de Adriana Maugeri, anfitriã do evento e presidente da AMIF. Em sua fala, José Carlos enfatizou o papel fundamental da indústria de base florestal no desafio de mitigar as mudanças climáticas. Em seguida, Adriana Maugeri explorou a força do setor de florestal mineiro, que conta com 2,3 milhões de hectares de árvores cultivadas. A executiva ainda relacionou o trabalho setorial com 11 ODSs da ONU e anunciou uma nova campanha de comunicação da Associação Mineira. Na sequência, ainda houve uma palestra de Louis Burlamaqui, CEO da Taigeta Tech, sobre Modelos Mentais que Impactam os Negócios.

 

Anamma e FBCBH

A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) firmou em 19/08, em encontro realizado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), um acordo de cooperação com o Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográfica (FBCBH), em que estabelece diretrizes importantes no sentido de fortalecer a presença dos municípios nas discussões ambientais na Bahia. Além do representante da Associação, o encontro contou com presenças de diversos representantes de órgãos ambientais como Luciana Khoury, promotora do Ministério Público da Bahia; Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf); Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente da FIEB; Luiz Carlos Souza, coordenador geral do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas; Mariana Mascarenhas, secretária executiva do colegiado da Secretaria do Meio Ambiente; Ana Paula Leal Meira, analista ambiental da Gerência de Mananciais e Segurança de Barragens e Anselmo Caires, coordenador geral do FBCBH e Agnelo Silva Santos, prefeito de Santa Cruz Cabrália.

 

Carta da Costa do Descobrimento

Como resultado do I ECOBA – Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (realizado de 26 a 29/06 em Porto Seguro, com a participação da ABAF) foi lançada a Carta da Costa do Descobrimento que vai abordar as diretrizes e anseios para os quatro anos dos próximos governos estadual e federal. O documento foi apresentado em 19/08 na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

 

Ordem do Mérito Industrial

Em solenidade realizada em 25/08, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) homenagearam o fundador da Unigel e presidente de seu conselho, Henri Armand Slezynger, com a medalha de Ordem do Mérito Industrial. A Ordem é a mais importante honraria concedida pela indústria brasileira às pessoas que, com seus exemplos e ideias, contribuem para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento econômico do país.

 

Dia do Soldado

Em 26/08, o Comando da 6ª Região Militar promoveu um Almoço do Ramadã em comemoração ao Dia do Soldado (25/08), realizando ainda o I Encontro com Representantes e Interlocutores Institucionais 2022. O evento ocorreu no Centro Marechal Cantuária, na Avenida Amaralina, em Salvador (BA).

 

Reunião Extraordinária do Cepram

A Reunião Extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) foi realizada em 26/08, na modalidade online, com a pauta: processos analisados em outros encontros e proposta de minuta do Edital do Processo Eleitoral do Cepram para o biênio 2023/2025.