Confira os eventos que a ABAF participou em março de 2024. Destaque para o lançamento de três importantes ações do Plano Floresta+Sustentável que vão contribuir no desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas e na consolidação da política agrícola florestal brasileira. 

Mapa lança ações para consolidação da política agrícola florestal brasileira

Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, foram lançadas em 21/3 pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, três importantes ações do Plano Floresta+Sustentável que vão contribuir no desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas e na consolidação da política agrícola florestal brasileira. A ABAF esteve presente, juntamente com a presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa e da Associação Mineira da Indústria Florestal, Adriana Maugeri, que viu com muita satisfação as entregas para o setor florestal. Também estava presente na cerimônia, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que destacou a potência do trabalho transversal.  

A primeira atividade do evento foi o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 (PNDF), que traz a atualização da Política Agrícola de Florestas Plantadas para contribuir com o aumento da produtividade e a utilização do potencial produtivo de bens e serviços da economia de base florestal. As iniciativas vão auxiliar na diminuição da pressão sobre as florestas nativas, na melhoria da renda, na qualidade de vida do meio rural e na integração entre produtores rurais e agroindústrias, que utilizam madeira como matéria-prima.

Num segundo momento, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, apresentou o Painel Floresta+. A ferramenta de acesso público contém dados atualizados, verificáveis e universais do setor de árvores cultivadas em todos os biomas do Brasil, mapeando a extensão, produção e economia florestal brasileira.

Ao final, o ministro Fávaro lançou o edital para a Chamada Pública Para Projetos Florestais, que visa fomentar a inovação na produção de sementes e mudas florestais e incentivar práticas sustentáveis no setor, como os sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de pastagens degradadas, a partir de parcerias entre detentores de projetos florestais e investidores.

ABAF se reúne com ministro do Mapa

Na quarta-feira (6/3), Paulo Hartung esteve em uma reunião com o ministro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, em Brasília. Acompanhou também o encontro Adriana Maugeri, presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) e Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF. Ao ministro, Hartung apresentou os impressionantes números do setor de árvores cultivadas, que teve um aumento exponencial de produtividade nos últimos anos, sendo hoje o quinto na balança de exportação do agro. Também levantou pautas de interesse da indústria junto ao ministério.

Associações se encontram em Brasília para alinhamento

A Ibá se encontrou com membros das associações estaduais para alinhar a pauta da 61ª reunião ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa, na quarta-feira (6/3) à tarde. Na ocasião, Paulo Hartung e Adriana Maugeri compartilharam os principais temas abordados e percepções em relação à conversa que tiverem com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

BNDES participa do Conselho Deliberativo da Ibá

Horácio Lafer Piva e Paulo Hartung receberam José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e Flávio Mota, chefe do departamento de Indústrias de Base e Extrativa do banco, na reunião do Conselho Deliberativo, que aconteceu em 12/3. No encontro, Gordon falou que o trabalho do BNDES hoje está sustentado sobre quatro pilares — inovação, agenda verde, aumento de produtividade e exportação —, cujos recursos somados são de R$ 300 bilhões. 


Na pauta ordinária da reunião, o embaixador José Carlos da Fonseca Jr. e Camilla Marangon, gerente de Sustentabilidade, fizeram uma apresentação da missão empresarial setorial realizada na Europa entre os dias 4 a 8 de março. “O nosso principal objetivo nessa missão é o aprendizado que ela representa. Fomos reconhecidos pelos europeus pelas apresentações que fizemos. O governo brasileiro teve uma participação importante na estruturação da missão. É fundamental que isso vire rotina”, disse o embaixador.


Por sua vez, Diego Camelo, especialista de Políticas Florestais e Bioeconomia da Ibá, trouxe os desafios com relação à defesa vegetal. Já Patrícia Machado, gerente de Políticas Florestais e Bioeconomia, apresentou os trabalhos relacionados à COP16 da Biodiversidade, que acontece em outubro na Colômbia. Com relação à reforma tributária, Maurício Cazati, gerente de Assuntos Tributários e Fiscais, explicou que o governo tem criado grupos de trabalho para a regulamentação da reforma aprovada e reforçou a relevância dessa firme atuação. 

12ª edição do Passando o Rodo nas Praias

Em mais um ano, o projeto Passando o Rodo nas Praias aconteceu em 16/03, a partir das 8h, na praia de Stella Maris, em Salvador/BA. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre as consequências que o lixo pode causar ao meio ambiente. O evento contou com o apoio da ABAF.

Ibá e associadas estaduais se unem para lançar Prêmio de Jornalismo

As equipes de comunicação das associadas estaduais se reuniram com a Ibá para estabelecer os próximos passos para a realização de um Prêmio de Jornalismo. O objetivo é reconhecer reportagens que abordem o setor em seus mais diferentes aspectos e em diferentes tipos de veículos de comunicação, entre eles redação, rádio e TV. Devem realizar etapas regionais Apre e Amif. Estudam Ageflor e Abaf. A Reflore irá participar neste primeiro ano apoiando o prêmio nacional no engajamento dos jornalistas do Mato Grosso do Sul. Ainda na reunião, foram discutidos o cronograma e os próximos passos do projeto Circule Um livro, que também terá forte ações nas regionais.