A quarta edição do Fórum Mundial de Bioeconomia, realizada entre os dias 18 e 20 de outubro, em Belém, no Estado do Pará, reuniu mais de 60 palestrantes, que aprofundaram discussões sobre a bioeconomia, expuseram cases e comentaram projetos. O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, que também é cônsul da Finlândia, esteve presente.

O encontro, que ocorreu pela primeira vez fora da Finlândia, foi fruto do esforço conjunto entre Ibá e Abag, com a parceria do Governo do Estado do Pará. Na abertura do evento, o diretor executivo da Ibá, Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., esteve ao lado de Jukka Kantola, fundador do Fórum Mundial de Bioeconomia; Helder Barbalho, Governador do Estado do Pará; Antonio Waldez da Costa Silva, Governador do Estado do Amapá; Marcelo Brito, Presidente da Abag; e Maria Alexandra Moreira Lopes, secretária Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônia.

Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., falou na abertura do fórum sobre as potencialidades do Brasil no tema, destacando o setor de árvores cultivadas como um dos pilares de uma nova economia. O CEO da Klabin, Cristiano Teixeira, e Bibiana Rubini, gerente executiva de P&D da Suzano, também tiveram falas em painéis diferentes, mas sempre trazendo luz para a variedade de soluções que o setor tem para oferecer.

Como resultado do Fórum, foi lançada uma declaração, que convida todos a contribuir neste processo. O documento, dividido em quatro pilares, pede que sociedade e governos impulsionem o desenvolvimento de uma bioeconomia circular; que líderes do setor privado busquem por biosoluções; que o mercado financeiro invista em projetos da bioeconomia; que o poder público e o setor privado garantam a sustentabilidade das florestas tropicais, entre outros. Confira:

https://www.abaf.org.br/wp-content/uploads/2021/10/forummundialbioeconomia.pdf

Andrade aproveitou para conhecer as florestas plantadas de eucalipto e a fábrica de celulose solúvel do Grupo Jari, além de outras áreas dedicadas a concessões de manejo florestal sustentável.