Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05/06), os engenheiros agrônomos Paulo Andrade e Epaminondas Peixoto, Coordenadores do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), Projeto Campo Limpo e Projeto ADAB na Escola, visitaram escolas nos municípios da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, durante toda a primeira semana de junho de 2023.

O objetivo foi reforçar o diálogo com o objetivo de despertar a conscientização da comunidade escolar sobre o hábito e a necessidade da preservação ambiental. Como prática, foi realizado o plantio de árvores de essências nativas da Mata Atlântica. Também foram distribuídos kits com material escolar e copos de uso individual, para todos os participantes.

“Com isso, celebramos o compromisso de respeito e cuidado com o nosso planeta e a preservação deste bem tão valioso. Fomos sempre recebidos com grande entusiasmo pelos alunos, professores e diretores”, declarou Paulo Andrade.

Entre as escolas visitadas: Escola Manoel Severino (Santa Cruz Cabrália), Colégio Iris Lopes (Povoado Roça do Povo, Eunápolis), Escola Lícia Paternostro (Belmonte), Escola Produzir (no assentamento Projeto Produzir, Eunápolis), Lar da Menina (Belmonte), Escola Che Guevara (assentamento Paulo Kageyama, Eunápolis) e Escola Aldeni Pereira (distrito de Mundo Novo, Eunápolis).

 

PAFS – A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) lançou o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) em 2016. Este programa é uma ampliação do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP), lançado pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) e ABAF em 2015, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Após os bons resultados alcançados pelo PFCLP, a aceitação dos diversos stakeholders e das empresas, a ADAB e a ABAF resolveram manter o PAFS, ampliando os tópicos a serem trabalhados.

Desde então, o PAFS vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; Apicultura para Pequenos e Médios Produtores; Caça Ilegal de Animais Silvestres; além de manter o Programa Fitossanitário de Pragas.

Resultados após intenso trabalho desde sua criação (até o momento): o PAFS já percorreu mais de 464 mil quilômetros, realizou 302 treinamentos em 251 comunidades, instruiu e orientou mais de 13 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas e visitou mais de 2.100 propriedades rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia.

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e ADAB; Sindicatos Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB/Senar); Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos.