A Bracell inicia o ano de 2023 com um projeto inovador: o uso de um caminhão elétrico para o transporte de celulose. A iniciativa é inédita neste tipo de operação com veículos pesados (caminhão com mais de 40 toneladas) e a estimativa é que a empresa evite a emissão de 132 mil quilos de CO2eq por ano de um único caminhão.

Desta forma, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, processos e atividades e amplia suas ações voltadas à sustentabilidade também para a etapa logística da cadeia produtiva, contribuindo com a redução das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas.

O caminhão elétrico será usado para o transporte de celulose no trecho entre a fábrica, localizada em Lençóis Paulista, e o Terminal Intermodal em Pederneiras, utilizando as rodovias Juliano Lorenzetti (LEP-060) e Osni Mateus (SP-261) até a via de acesso municipal, em Pederneiras.

No projeto piloto, a empresa espera entender a performance do motor elétrico em trechos de subida com carga, tempo e quantidades necessárias de carregamento e de manutenção, além dos ganhos econômicos e ambientais.

Alberto Pagano, head de Supply Chain da Bracell, ressaltou que outro diferencial do veículo será o uso de energia renovável, produzida pela própria empresa para a recarga das baterias do caminhão. “É um projeto piloto que reitera o compromisso da empresa com a sustentabilidade do negócio. O uso do veículo traz benefícios para o clima e também para toda a comunidade”, afirmou.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com