Bracell divulga Relatório de Sustentabilidade 2021

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e parte do grupo RGE, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2021. A publicação traz os avanços e principais práticas ESG relativas a temas ambientais, sociais e de governança realizados pela companhia ao longo do último ano, com destaque para a conclusão do Projeto Star, que representa o lançamento da fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo. Localizada em Lençóis Paulista (SP), a operação é livre do uso de combustíveis fósseis, capaz de produzir fibras renováveis — a partir do plantio sustentável de eucalipto — e fornece energia limpa para o grid nacional. A nova fábrica tem duas linhas que operam de forma flexível, podendo produzir celulose solúvel e kraft.

Nesta edição, uma solução criativa foi implantada para facilitar o acesso à informação. Pelo site da Bracell, é possível acessar a Central de Indicadores, onde o público pode pesquisar, em detalhe, as práticas de gestão e os resultados da companhia relacionados à energia, água, emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade, colaboradores, comunidades e investimento social privado, entre outros temas.

“Sustentabilidade é um propósito para a Bracell. É parte da visão da companhia construir um legado socioambiental. Por isso, investimos continuamente em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. A geração de energia renovável para o mercado nacional, o sequestro de carbono, os investimentos em conservação e recuperação de florestas nativas são estratégicos para a companhia, porque queremos contribuir com resultados ambientais positivos para as regiões onde atuamos. Ao mesmo tempo, nos preocupamos em contribuir para o desenvolvimento de nossas comunidades locais”, afirma Marcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.

A mais sustentável planta de celulose do mundo opera livre de combustíveis fósseis e dispõe de uma caldeira de biomassa que utiliza resíduos do próprio eucalipto e outras substâncias originadas no processo produtivo da celulose, incluindo licor negro, para gerar energia renovável. A subestação de energia SE-440kV tem capacidade instalada de transformação de 409 MW, suficientes para atender à fábrica e disponibilizar no grid nacional um excedente de energia na ordem de 150 MW a 180 MW, energia verde e de qualidade, capaz de atender a 750 mil residências ou cerca de três milhões de pessoas. Nas duas fábricas da companhia, em Lençóis Paulista (SP) e em Camaçari (BA), a Bracell também gera energia na caldeira de recuperação por meio do vapor que alimenta os turbogeradores para a geração de eletricidade.

O uso de energia renovável na matriz energética contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da companhia, que tem operação positiva para o clima. Em 2021, o balanço de carbono da Bracell foi de -5.334.303 tCO²e; ou seja, a companhia retirou mais carbono da atmosfera do que emitiu. A área de plantio de eucalipto e florestas nativas da Bracell demonstrou-se estratégica para o sequestro de carbono da companhia.

Outro destaque do Relatório de Sustentabilidade é a iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro lançada pela Bracell: o Compromisso Um-Para-Um. Por meio dele, para cada um hectare plantado de eucalipto, a empresa se compromete em conservar um hectare de vegetação nativa. As áreas conservadas serão de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, localizadas nos três estados onde a companhia atua: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. A meta é parte da estratégia de sustentabilidade e deve ser alcançada até o fim de 2025.

Ainda em 2021, a Bracell lançou sua estratégia de sustentabilidade após um processo de desenvolvimento colaborativo, envolvendo as lideranças do mais alto nível de governança e de estratégia da companhia. São seis pilares que norteiam a gestão em sustentabilidade, abrangendo temas ambientais, sociais e de governança: Produção Responsável, Clima, Biodiversidade e Paisagens, Governança, Pessoas e Cultura, e Inclusão Social. Os destaques de cada pilar são apresentados no Relatório de Sustentabilidade.

Preservação da biodiversidade

Ao longo dos últimos 15 anos, a Bracell foi responsável por monitorar mais de 600 espécies de fauna e flora, em São Paulo, e 991 espécies, na Bahia, em áreas de Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Além disso, no último monitoramento, foi possível observar mais de 40 espécies ameaçadas de extinção em áreas florestais.

Em 2021, a companhia assinou um termo de cooperação mútua em ações pela biodiversidade em áreas de Mata Atlântica com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), contemplando as áreas dos Cânions de Subaé e a bacia do rio Subaúma. Em São Paulo, a Bracell também assinou termo de compromisso para patrocínio de ações para a proteção de mais de 64 mil hectares de Unidades de Conservação – de Mata Atlântica e Cerrado Paulista –, em parceria com a Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

Além disso, a empresa está associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), por meio do qual divulgou suas ações relacionadas às metas do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade.

Compromisso com as pessoas e a comunidade

Para a Bracell, o crescimento sustentável do negócio está diretamente ligado à maneira como a companhia se relaciona com as comunidades vizinhas. Por meio do Bracell Social, programa de investimento social da companhia, foram realizados projetos e iniciativas com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das comunidades, além de mobilizar e articular agentes em prol da promoção de territórios mais inclusivos e sustentáveis. Em 2021, foram investidos mais de R$ 4,1 milhões e beneficiadas mais de 100 mil pessoas, na Bahia e em São Paulo, por meio de 26 projetos.

“Acreditamos que valorizar, empoderar e fomentar o engajamento dos nossos colaboradores é essencial para o crescimento sustentável do negócio e para a criação de valor socioambiental positivo. Em 2021, a Bracell somou o total de 4.726 colaboradores, um crescimento de 26% em comparação a 2020”, destacou o executivo.

O Relatório de Sustentabilidade completo está disponível no aqui: https://www.bracell.com/sustentabilidade/relatorios-de-sustentabilidade/.

Sobre a Bracell 

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.