A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, fechou acordo para aquisição da OL Papéis Ltda. O acordo complementa a intenção da Bracell de entrar no mercado de tissue e expandir sua atuação no Brasil. Os ativos da OL Papéis estão localizados em Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (BA) e em Pombos (PE), região nordeste do Brasil. A Bracell faz parte do grupo RGE, com sede em Cingapura.

“Essa aquisição reforça a estratégia da Bracell para continuidade da expansão de seus negócios e investimentos no Brasil. A OL Papéis tem uma significativa participação de mercado no Nordeste, região que concentrou 17% do volume de papel higiênico vendido em 2021. Suas operações, tanto de fabricação como das marcas, complementarão a atuação da Bracell no país, junto com o Sudeste”, diz Sérgio Montanha, Head de Operações de Tissue Bracell.

No início de 2022, a Bracell já havia anunciado investimentos em uma fábrica de tissue ao lado da fábrica de celulose que possui em Lençóis Paulista (SP). A expectativa é gerar mais de 2.000 postos de trabalho durante a fase de construção e aproximadamente 500 empregos permanentes para operação da fábrica, que terá capacidade produtiva total de 240 mil toneladas por ano e previsão de início da operação em 2024.

Fundada em 2007, a OL Papéis emprega mais de 850 funcionários e é a segunda em market share para papéis higiênicos da região Nordeste do Brasil. Suas operações possuem cinco marcas de papel higiênico, outras cinco marcas de toalha de papel para cozinha e guardanapos, além de uma de fraldas. Após a aprovação da aquisição, a Bracell passará a ter quase 11 mil funcionários, considerando trabalhadores diretos e terceirizados de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística, nos três estados em que atua – São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.

A aprovação do acordo está sujeita à verificação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a previsão de conclusão pode levar de 60 a 90 dias.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações industriais no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a OL Papéis

A OL Papéis foi fundada em 2007 em Feira de Santana, Bahia e atualmente é a segunda maior produtora de produtos de papel tissue da região nordeste do Brasil. Com mais de 850 funcionários, a OL Papeis opera 3 fábricas localizadas em Feira de Santana (BA), São Gonçalo dos Campos (BA) e Pombos (PE) com foco em produtos de papel higiênico e fraldas infantis. Seu portfólio de produtos inclui 5 marcas de papel higiénico, 5 de toalha de papel para cozinha e guardanapos e uma de fraldas. A OL tem mais de 7 mil clientes que vão desde grandes cadeias de Cash & Carry a supermercados e distribuidores locais. www.olpapeis.com.br

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com