Fotografia da RPPN Estação da Veracel. Eunápolis/BA.

O termo biodiversidade se refere à variabilidade entre os seres vivos de todas as origens em determinado ambiente. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o Brasil detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa posição confere uma imensa responsabilidade ao nosso país e a todos os brasileiros. 

A conservação da biodiversidade está no foco de atuação da Veracel Celulose, empresa localizada na região Sul da Bahia, uma área importante do bioma Mata Atlântica. Com área total de 200 mil hectares, a empresa divide igualmente esse território entre o cultivo de eucalipto e a vegetação nativa. Isso porque, para cada hectare de eucalipto que cultiva, destina um hectare para a conservação ambiental, mantendo nesses espaços a vegetação nativa ou, quando necessário, promovendo a restauração florestal.  

Além disso, a empresa utiliza o formato de mosaico em suas áreas cultivadas:  o eucalipto é mantido no platô, e as áreas dos vales são destinadas à conservação da vegetação natural. Esse modelo garante a proteção do solo, a oferta e a qualidade de água, a conservação da biodiversidade e a remoção de gás carbônico (CO²). 

O formato faz também com que as plantações de eucalipto conectem as áreas de floresta natural. Assim, as áreas de eucalipto servem como corredores para os animais circularem entre os fragmentos de mata nativa. Espécies de menor porte estão entre as principais beneficiadas com esse tipo de plantação, que oferece uma boa área de cobertura para que possam se esconder de predadores maiores. Criar uma continuidade entre as áreas de vegetação natural, por onde os animais podem transitar, favorece também a reprodução da vegetação, pois os animais distribuem propágulos e sementes.

Entre suas ações de apoio à biodiversidade, a Veracel realiza, há dois anos, o programa Amigos da Fauna. A iniciativa promove atividades de educação ambiental com o objetivo de fortalecer a conscientização para a proteção da natureza. 

O Amigos da Fauna incentiva que os moradores da região, assim como colaboradores e parceiros da companhia, façam fotos e vídeos de animais avistados no local. O aumento do número de imagens enviadas comprova o sucesso da iniciativa. Em 2022, foram 217 fotos, 241% a mais do que no ano anterior, o primeiro ano do programa.

“Essa ação permite o diálogo com as pessoas da nossa região. Além de reunirmos registros belíssimos de animais, trazemos informações sobre as características dessas espécies e dicas de atitudes que cada um pode ter para ajudar em sua conservação”, descreve Virginia Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel.

Desses registros, 33% – um em cada três – foram feitos em áreas de plantios de eucalipto. Isso confirma que a fauna usa as plantações para circular entre os fragmentos de mata nativa. Um estudo publicado pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) revelou que a área das empresas associadas à entidade já soma 6 milhões de hectares (o equivalente ao estado do Rio de Janeiro), e que, nesses espaços, já foram observadas 2,8 mil espécies de fauna.

Entre registros do Amigos da Fauna, há vários grupos de animais, com destaque para as cobras (com 35 fotos/vídeos); insetos, como gafanhotos e bicho-pau (23 registros); e aves, como seriema e coruja-buraqueira (23 registros). Algumas das espécies registradas são raras, como o gato-maracajá (Leopardus wiedii), a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e a jupará (Potos flavus). 

Estação Veracel

Outra ação relevante para a Veracel em termos de conservação da biodiversidade é a manutenção, por de mais de duas décadas, da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Estação Veracel, a maior RPPN de Mata Atlântica da região Nordeste do Brasil. Neste ano, a área protegida completa 25 anos, sendo uma referência em ações de preservação e educação ambiental. A reserva fica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, com uma área total de 6.069 hectares.

Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a Estação é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza, além de contar com certificados internacionais de serviços ecossistêmicos. 

A reserva é lar de espécies ameaçadas, como a onça-pintada e a harpia (a maior água das Américas). Em janeiro deste ano, foi avistado na Estação Veracel um beija-flor de plumagem branca do gênero Chlorestes, um fato extremamente raro.

Um total de 223 publicações científicas (como artigos, periódicos e trabalhos acadêmicos) utilizaram dados coletados na RPPN ou que mencionam o espaço.

Entre diversas atividades de preservação ambiental, a Estação Veracel oferece um programa de educação e recreação ambiental que utiliza a técnica de vivências com a natureza. O programa de visitas é realizado mediante agendamento e formação de grupos. Clique aqui e confira como agendar sua visita na RPPN Estação Veracel.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.