dia-de-campo2Produtores, engenheiros florestais, técnicos agrícolas e estudantes da área do Oeste da Bahia participaram em 10/07/15 do Dia de Campo do Programa Mais Árvores Bahia para incentivar a produção e o investimento em florestas plantadas. Cerca de 120 pessoas puderam se aprofundar com as palestras – realizadas na ExpoBarreiras – sobre manejo, investimento e rentabilidade no plantio de árvores para os seus usos múltiplos, como geração de energia, movelaria, papel e celulose, dentre outros.

Com o objetivo de incrementar a produção de floresta plantada no Oeste da Bahia, o Dia de Campo foi uma iniciativa do Programa Mais Árvores, promovido pelo Time Agro Brasil, realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Sebrae, e que na Bahia conta coma parceria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Além das palestras, o Dia de Campo promoveu uma visita técnica na Fazenda das Águas, com sede em Barreiras, que mostrou as bases de um projeto inovador de plantio de cinco mil hectares de eucalipto em área degradada de pasto para geração de energia com biomassa. O Dia de Campo atraiu produtores como Itacir Dalmagro, que planta eucalipto há 15 anos, desde quando chegou na Bahia, e hoje expandiu o mercado para a produção de mudas e tratamento de madeira para cercas. “O Dia de Campo é uma forma de continuar aprendendo com novas técnicas para melhorar a produção”, afirma.

Prestador de serviço em projetos com o plantio de árvores plantadas na região, o produtor e consultor Adriano Cunha, também participou do Dia de Campo pela apresentação das novidades em tecnologia do setor florestal. “Aprendi na prática com o investimento em eucalipto quando cheguei na região, há 10 anos. Com esse conhecimento prático hoje presto consultoria e passo a minha experiência para outros produtores”. Para Walter Hill, produtor uruguaio com propriedade no município de Jaborandi, o Dia de Campo foi bastante oportuno. “Estou na fase de licenciamento e planejamento e pretendo investir no plantio de árvores”, afirma.

Com área plantada de 150 mil hectares de florestas plantadas, a expansão é uma realidade no Oeste da Bahia. Para o diretor executivo da Aiba, Ivanir Maia, a capacitação técnica dos produtores com o Dia de Campo entra neste momento de expansão do crescimento e vinda de novos projetos do setor florestal na região. “O cenário de expansão é algo tangível com novos empreendimentos nos municípios de São Desidério e Wanderley que juntos vão dobrar a área de floresta plantada na região”, afirma.

Já o presidente do Sindicato Rurais de Barreiras, Moisés Schimidt, acredita que o Dia de Campo proporcionou novas possibilidades aos produtores de grãos e pecuaristas com alternativas viáveis para diversificação de renda. “Este apoio técnico é importante para explorar novas formas do plantio de floresta que requer preparo técnico de manejo de solo e escolha das matrizes de madeira como eucalipto que depende do seu uso comercial”, afirma.

Celso Trindade, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Rendas Florestais, declarou que o Dia de Campo é importante para tentar inserir tecnologia adequada para a região que possui períodos longos de chuva e de estiagem. “É preciso encontrar uma matriz genética adaptada para a situação climática. E depende de investimento em tecnologia, e somente com eventos como esse, com o intercâmbio entre produtores e pesquisadores, poderá avançar na produtividade para atrair cada vez mais produtores”.

O Prefeito de Barreiras, Antônio Henrique Moreira, disse que o Dia de Campo é mais uma oportunidade de capacitação e apoio para aumentar a renda e agregar valor ao negócio. Também presente no evento, o Secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Nailton Almeida, declarou que o Dia de Campo do Programa Mais Árvores tem a importância de apoiar na diversificação da produção agrícola da região sendo um incremento na renda dos produtores além de diminuir o desmatamento de matas nativas. “É uma ótima forma de ajudar a manter a floresta nativa em pé e que possibilita a integração com as demais culturas como soja, milho e algodão, e até mesmo com a pecuária”.

Já o Gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso, acrescentou que o Dia de Campo Mais Árvores está dentro da lógica de inserir a sustentabilidade dentro da cadeia do agronegócio. “Existe toda uma preocupação do Sebrae de incentivo à produção e ao incremento da renda, mas uma orientação voltada para a questão da sustentabilidade ambiental”, completou

O incremento no plantio e produção de árvores para a geração de energia como carvão e biomassa, movelaria, papel e celulose, dentre outros, também contribui para a diminuição do desmatamento de árvores nativas. É o que explica a especialista em sustentabilidade da Organização Não Governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC), a engenheira florestal Aline Leão. “Projetos que recuperam área degradada para o plantio de florestas, por exemplo, são excelentes para o meio ambiente. É mais floresta nativa em pé e mais carbono da floresta plantada”, afirma.

Já a engenheira florestal e professora da Faculdade Arnaldo Horário Ferreira (FAAFH), de Luís Eduardo Magalhães, acredita que o Dia de Campo também possibilitou ao público presente a pensar nos usos múltiplos do plantio de árvores para maior sustentabilidade econômica dos investidores com a economia verde de forma conjunta à agricultura e à pecuária. “Quem sabe manejar a floresta, consegue administrar uma renda extra sendo mais um ativo para a propriedade”, analisa.

O produtor Luciano Gomes, proprietário de um viveiro de mudas nativas instalado em Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, pretende passar a trabalhar com o plantio de eucalipto, e o Dia de Campo foi importante para conhecer as novas técnicas e para melhor conhecimento do negócio . “Quero aprender antes de começar”. Produz em torno de 30 mil mudas ao ano e por causa da demanda pelo eucalipto pretende expandir o negócio.