Em 05 de junho foi realizado o terceiro “Dia de Campo – Proteger o meio ambiente é compromisso de todos”, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, em Porto Seguro (BA). O evento é voltado para produtores rurais, técnicos e representantes de órgãos ambientais da região. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização ambiental que a Veracel Celulose mantém em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia.
O projeto tem o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro, do Ministério Público, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do movimento plogging de Porto Seguro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), do Fórum Florestal, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (inPEV), da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Espírito Santo (ASSOAGRES) e da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA).
O objetivo é conscientizar para o cuidado e conservação de áreas de proteção ambiental e preservação da biodiversidade local. A Veracel tem um total de 108 mil hectares de áreas de preservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel – a maior RPPN do Nordeste, com mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica conservados –, além de 84 mil hectares de áreas de plantio.
A programação do Dia de Campo incluiu palestra sobre a “Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e os cuidados com a floresta”, sobre o “ICMbio – Parna Alto Cariri”, “Ações do INEMA na preservação das aguadas”, “Ações da CIPPA no combate à caça predatória de animais silvestres”, “Ações do plogging no descarte correto dos resíduos”, “Ações do Fórum Florestal”, “Ações da brigada na prevenção e combate aos incêndios florestais”, “Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos”, “Ações da ADAB na fiscalização do comércio e uso dos defensivos químicos”, “Crimes ambientais” (com o Ministério Público” e finaliza com plantio de muda nativa. No período da tarde teve trilha na Mata Atlântica (RPPN Estação Veracel).
“Benefícios ambientais com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)” foi a apresentação da ABAF. A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos.
“Nos interessa eventos como este que contribuem para que o setor florestal se expanda e se desenvolva sobre bases sustentáveis. Trabalhamos por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos florestais. O tema do evento também é interessante porque está em sintonia com os conteúdos trabalhados por nós. A ABAF, em nome das associadas, desenvolve ações de impacto econômico, social e ambiental, a exemplo dos Dias de Campo do Programa Mais Árvores Bahia realizados em parceria com a CNA e o PAFS. Também por meio do PAFS, buscamos promover a diversificação e sustentabilidade das atividades rurais. O trabalho ainda se dá para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no setor – e seu uso múltiplo – para melhor atender a população, além de gerar emprego e renda”, completa o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.
“É muito importante para a Veracel a boa relação com nossos vizinhos, pautada no respeito e cooperação para os cuidados com o meio ambiente rural. Juntos, construímos parcerias para o uso correto de defensivos e devolução de embalagens, para evitar queimadas, manter aceiros limpos, evitar a caça e supressão de nativas, entre outros cuidados para proteção do meio ambiente”, afirma Flávio Luiz de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.
“Esperamos que essa campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais e que o meio ambiente seja mais protegido por todos”, informa Epaminondas Peixoto Júnior, da ADAB.
“Nós do PAFS estamos entusiasmados em poder reunir profissionais e pensadores engajados nas mais diversas formas de produção no campo com bases sustentáveis, bem como a proteção dos recursos naturais. Este terceiro Dia de Campo foi mais um momento importante para compartilhar conhecimentos, identificar soluções inovadoras e promover a colaboração entre os diversos atores envolvidos”, destaca Paulo Andrade, coordenador do PAFS.