Empresas europeias especializadas em dessalinização, energias renováveis e tratamento de resíduos estarão reunidas em Salvador (BA) de 23 a 25 de maio no ‘Ambiental Mercantil Expo Bahia 2017’ que será realizado no Centro de Tecnologias Senai Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã). Na ocasião, o público poderá conferir simpósios, seminários técnicos e uma feira que contará com a participação de profissionais, investidores e instituições interessados em soluções ambientais inovadoras e eficientes.   A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) estará presente com seu diretor executivo, Wilson Andrade, que fará a palestra “Resíduos e madeira plantada – o melhor aproveitamento” às 10h, em 25/05.

 

Em sua palestra, Andrade vai mostrar como os resíduos e a própria madeira plantada podem ser aproveitados, com múltiplos usos. “A ABAF coordena o programa ‘Mais Árvores Bahia’ que tem o objetivo de incentivar a inclusão de pequenos e médios produtores no plantio, manejo e processamento da madeira de florestas comerciais para usos múltiplos. O programa ao mesmo tempo com os três vértices: produtores de madeira; compradores e processadores de madeira; e consumidores finais no estado, através das revendas de madeira, indústrias de móveis e construção civil. Com isso, visamos atender também a demanda por móveis, peças e partes de madeira para construção civil na Bahia – hoje atendida, na sua maior parte, por outros estados brasileiros”, explica.

 

“A missão do Centro Internacional de Negócios da FIEB é a internacionalização das industrias baianas, através de um amplo portfólio de serviços e ações voltadas ao aumento da competitividade, ações de inteligência e promoção comercial e captação e apoio a investidores, especialmente em setores estratégicos e prioritários da economia baiana, como é o caso dos ligados ao tema do evento. O ‘Serviço de Apoio ao Investidor” é executado em articulação com o Sistema FIEB, através do Senai, Cimatec, Sesi e IEL, além de outros parceiros, nacionais e internacionais, com principal foco no incentivo e apoio ao estabelecimento de acordos e cooperação com as empresas locais. Nesse sentido, foi construída, pelo CIN, uma agenda de encontros bilaterais entre as empresas alemães participantes do evento e aquelas baianas com perfis e interesses convergentes”, declara Patrícia Orrico, gerente de Comércio Exterior da Fieb.

 

O evento – O primeiro dia (23) da ‘Ambiental Mercantil ExpoBahia 2017’ será dedicado às energias renováveis. O público poderá conhecer soluções em produção de energias solar, eólica e biomassa, com desenvolvedores de tecnologias e fabricantes de equipamentos. “O evento vai trazer ao público brasileiro inovações no setor aplicáveis ao contexto brasileiro e alinhadas com as práticas já consolidadas em países desenvolvidos”, explica Simone Horvatin, diretora executiva da SUPPLYgoGREEN, empresa realizadora do evento.

 

Durante todo o dia serão apresentadas tecnologias inovadoras, com a da empresa Spanner RE2, líder mundial alemã na fabricação de plantas modulares de cogeração que transformam madeira em eletricidade e aquecimento. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), juntamente com a SmartEnergy Paraná, irá apresentar para a Bahia o Programa SmartEnergy Paraná. A energia solar terá novidades, com o lançamento oficial do sistema para limpeza mecanizada de plantas fotovoltaicas PvSpin no evento, representada no Brasil pela Voltmais Soluções Elétricas Sustentáveis.

 

No dia 24, a Expo Bahia 2017 irá destacar o tratamento de água (águas residuais, captação e dessalinização). O último dia do evento será voltado para os resíduos sólidos (tratamento, reciclagem, energia e compostagem).De acordo com os organizadores do evento, a Alemanha é um país que tem como base a pesquisa e o compromisso com a qualidade ao desenvolver tecnologias. No setor ambiental, não poupa investimentos para que as indústrias otimizem seus processos e produzam de forma sustentável. “A Expo Bahia traz as experiências de empresários, profissionais e indústrias alemãs já estabelecidas, apresentando um mercado altamente lucrativo e que pode contribuir com desenvolvimento e com a qualidade de vida dos brasileiros”, informa Horvatin.

 

No dia 25 o tema será sobre resíduos sólidos: tratamento, reciclagem, energia e compostagem. Neste dia, entre as palestras está a apresentação da ABAF: “Resíduos e madeira plantada – o melhor aproveitamento” às 10h. A Ambiental Mercantil Expo Bahia 2017 é uma promoção da  SUPPLYgoGREEN, uma start up sediada em Munique (Alemanha), responsável ainda pelo portal brasileiro http://ambientalmercantil.com.

 

O evento tem o apoio da Federação das Indústrias da Bahia, do Senai Cimatec, da Representação do Estado da Baviera no Brasil, DME Deutsche Meerwasser Entsalzung  GmbH (German Water Desalination), do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Recife, da Agência Nacional de Águas,  da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia (SEDUR), Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos / Secretaria do Meio Ambiente / Governo da Bahia (Inema), da AbconSindcon, do Consócio PCJ, da ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia (IBAPE Bahia), da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF), do escritório de advocacia internacional FCRLaw, da IFAT alemã, a maior feira ambiental mundial, do programa SmartEnergy Paraná, o Selo Verde Ecolméia, do Brasil Solar Power, do portal de Resíduos Sólidos e do portal do Concreto.

As inscrições e programação completa podem ser acessadas no site https://feira.ambientalmercantil.com/