Os profissionais do setor florestal mundial se reuniram em Santa Rita do Passa Quatro (SP), nos dias 11, 12 e 13 de abril, para visitar a 4ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira. Ao todo 30.645 visitantes (1º dia: 10.318 | 2º dia: 13.632 | 3º dia: 6.695) acompanharam os lançamentos de 240 empresas expositoras. Representantes de todos os estados do Brasil estiveram presentes na Expoforest e dos seguintes países: Afeganistão, África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Correia do Sul, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia, República Dominicana, Rússia, Suécia, Uruguai e Venezuela.
De acordo com as informações levantadas com as empresas expositoras, mais de R$ 310 milhões foram fechados e prospectados durante o evento. “Este resultado é 101% superior ao volume de negócios da Expoforest 2014, que foi de R$ 152 milhões. O crescimento comprova o potencial do setor florestal brasileiro”, avalia Ricardo Malinovski, Diretor de Eventos e Marketing da Malinovski, empresa organizadora do Expoforest.
Pela terceira vez, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) esteve presente. O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, mediou o Bloco 1 – Mecanização e Automação na Silvicultura, em 09/04, das 08h30 às 12h10, durante o 4º Encontro Brasileiro de Silvicultura. “Acreditamos na realização (e no apoio) de eventos como este que muito contribuem para o fortalecimento do nosso setor”, declarou Andrade.
A Feira Florestal Brasileira contou com 240 empresas expositoras que apresentaram suas máquinas e equipamentos de forma dinâmica e estática. “Durante a organização da edição 2018, apresentamos o slogan Extreme Forestry Fair. Temos certeza de que quem visitou a feira pôde acompanhar in loco as melhores e a maior quantidade de dinâmicas de colheita, transporte e biomassa do mundo”, destacou Ricardo Malinovski.
De forma inovadora, a 4ª edição da Expoforest trouxe o Forwarder The Championship – 1º Campeonato Sul-Americano de Operadores de Forwarder. O mesmo destacou os profissionais que atuam na linha frente das operações florestais. O primeiro colocado foi o operador da Klabin, Rodrigo Lemes da Silva, enquanto o segundo colocado foi Carlos Alexandre Gomes Pereira da Duratex. “A final foi um momento emocionante. Vim para competir, mas estou muito feliz por ter vencido. Havia operadores muito competentes na competição. Se eu tiver oportunidade, voltarei para tentar o bicampeonato!”, comemorou o ganhador.
A próxima edição da Expoforest, de acordo com a Malinovski, empresa organizadora da Feira, está programada para 2022. Para mais informações acesse: www.expoforest.com.br