IMG_0545

Com objetivo de dar seguimento às ações do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – Plano ABC Bahia, o Grupo Gestor Estadual, gerido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), esteve reunido nesta segunda-feira (16). O programa estadual advém do Plano ABC nacional, coordenado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), e entendido como instrumento de integração das ações dos governos (federal, estadual e municipal), do setor produtivo e da sociedade civil, para a redução das emissões de GEE provenientes das atividades agropecuárias. “O plano está alinhado com as questões de mercado, combinando alta produtividade com preservação ambiental. Trata-se de uma demonstração de que o agronegócio pode ser trabalhado com sustentabilidade e respeitando as boas práticas ambientais”, afirmou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

Tendo como princípio uma abordagem integrada, com atuação ampla alinhada com o Plano Nacional, o Plano Estadual busca estimular a implantação de tecnologias produtivas sustentáveis de recuperação de pastagens degradadas, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, o plantio de florestas, o plantio direto na palha, a fixação biológica de nitrogênio e o tratamento de dejetos animais. Fazem parte do Grupo Gestor Estadual o Ministério da Agricultura (MAPA), a SDR/Bahia Ater, Banco do Brasil, BNB, Conab, Ceplac, Embrapa, Ibama, UFRB, FAEB, SENAR; SINDIFIBRAS, ABAF, Instituto Biofábrica do Cacau, Instituto Cabruca, OCEB, ABAF, AIBA e Fundação BA.

Durante o encontro foram apresentadas e discutidas as metas que cada instituição integrada no programa precisa cumprir, e a necessidade de incorporação de outras entidades, a exemplo da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Capacitação dentro das universidades de agronomia sobre as tecnologias empregadas no plano, criação de laboratórios específicos para medir a quantidade de gás carbônico mitigado, a importância da assistência técnica para efetivação das ações, foram algumas das pautas da reunião.O Plano Abc é um conjunto de ações firmado a partir dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) estabelecidos na Política Nacional sobre Mudanças Climáticas (PNMC), Lei 12.187/09. Com o plano, o governo Federal pretende abater, até 2020, 17% do total de um bilhão de toneladas de gás carbônico poluentes no Brasil, atendendo ao acordo firmado durante as negociações internacionais de mudanças climáticas global, na Conferência das Partes (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca.

– See more at: http://www.seagri.ba.gov.br/noticias/2016/05/16/grupo-gestor-do-plano-abc-bahia-se-re%C3%BAne-para-discutir-metas#sthash.ceglxd4T.dpuf