Na manhã de 19/10 foi realizada a reunião do Comitê de Comunicação da Ibá, em uma edição especial para discutir o Plano 2024 da comunicação setorial. Participaram representantes dos times de comunicação das empresas e entidades associadas no encontro presencial realizado no espaço CIVI-CO, na cidade de São Paulo. 

Com participação de cerca de 40 pessoas de mais de 25 empresas e entidades, a reunião contou com a facilitação de Vivian Rio Stella, linguista e especialista em comunicação corporativa, que usou metodologias lúdicas para promover uma rica discussão entre os presentes que pudesse se traduzir em ações e direcionamentos para o setor.

Iniciada com uma apresentação de Cindy Corrêa, gerente de Comunicação, e Renata Silva, coordenadora de Digital da Ibá, foram apresentadas brevemente as diferentes fases e estratégias de comunicação setorial, destacando que atualmente as empresas e entidades já exploram estratégias mais dinâmicas, aproximando-se do consumidor final.

Sob condução de Vivian, foram discutidos objetivos e soluções para os desafios comuns do setor, além de ações concretas para o plano de comunicação setorial.

Entre as conclusões e propostas estão que, ao trabalhar junto, o setor se fortalece, principalmente, no trabalho de mostrar os seus benefícios para o público final. Esta foi uma premissa constante na reunião que também reforçou o interesse do setor em ampliar a comunicação em rede, inclusive, conectando as pessoas que estão em nossa bolha setorial para colaboração e amplificação da mensagem para outros públicos.

Outro ponto importante foi com relação à adaptação das mensagens, com linguagem e foco ajustados para cada público, fugindo do tecnicismo, para garantir que sejam melhores compreendidas.

O encontro foi uma rica oportunidade para um alinhamento presencial entre os profissionais de comunicação do setor e servirá como base de inspiração para o plano de Comunicação da Ibá 2024 e para o trabalho de todos os participantes no seu dia a dia.