Salvador, BA, Brasil, 11.05.2016. Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria e da Agenda Legislativa da Indústria da Bahia. Na foto: discurso do Deputado Nelson Leal – presidente da comissão. Foto: Valter Pontes /Coperphoto/Sistema FIEB Esta fotografia oficial do Sistema FIEB está sendo disponibilizada apenas para publicação por organizações de notícias e assessorias de comunicação ou para impressão de uso pessoal pelo sujeito (s) da fotografia. A fotografia não pode ser manipulada de qualquer maneira e não pode ser utilizada em materiais comerciais ou políticos, anúncios, produtos e promoções. Sendo obrigatória a divulgação do crédito do autor da fotografia junto com a própria imagem.


Foto: Valter Pontes/Fieb

 

Por iniciativa de parlamentares baianos, encabeçados pelos deputados Nelson Leal (PSL) e Pablo Barrozo (DEM), foi criada, em 11/05, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Frente Parlamentar da Indústria. O objetivo é construir um canal de interlocução entre a indústria baiana e o Legislativo Estadual.

Na sessão especial de lançamento, o presidente da Frente, deputado Nelson Leal (PSL), explicou que ela será um fórum permanente de debates sobre a indústria, setor que tem perdido participação no PIB. “A perda de competitividade da indústria e a necessidade de desenvolver o setor na Bahia nos estimulou a criar a Frente Parlamentar, com o apoio da FIEB. Já percebemos que os deputados que a integram estão muito estimulados com o desafio proposto”, afirmou. Serão realizadas reuniões quinzenais com as sete coordenações da Frente Parlamentar, na ALBA, e mensalmente com a FIEB, para tratar de temas importantes para o setor industrial. “Quando necessário, iremos trabalhar em conjunto com a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, que já funciona nesta Casa”, afirmou Leal.

O deputado Sandro Régis (DEM) fica à frente da coordenação ‘Indústria de Base Florestal’ (papel, celulose, madeira, móveis, mineração e energia). “Temos participado de vários fóruns, inclusive na Assembleia Legislativa onde a ABAF acompanha a Comissão de Meio Ambiente e de Agricultura, e participa da Frente Parlamentar de Meio Ambiente. E agora vamos ativamente participar da Frente Parlamentar da Indústria, trabalhado lado a lado com o deputado Sandro Régis que tem a responsabilidade do setor florestal da Bahia envolvendo papel, celulose, madeira, móveis, mineração e energia. O deputado é conhecedor do nosso setor e, para nós, interessa a verticalização da cadeira produtiva e de uma forma especial o Programa Mais Árvores Bahia que busca incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas para uso múltiplo, além de incluir pequenos e médios processadores de madeira também para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda por móveis, peças e partes de madeira”, declarou o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

O vice-presidente da Frente, deputado Pablo Barrozo (DEM), citou que questões como a carga tributária elevada, as exigências na área ambiental e a perda de espaço da indústria local no abastecimento interno são questões que estarão no foco da iniciativa, mas fez um alerta: “Não podemos partidarizar a Frente. Entre os interesses político-partidários e os interesses da Bahia, não temos dúvidas de que estes últimos devem prevalecer”, afirmou.

Entusiasta da iniciativa do Legislativo, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, afirmou que a indústria precisa de suporte do Legislativo para a resolução de seus problemas. “Não apenas precisamos ser ouvidos. Temos que ser tecnicamente convincentes naquilo que defendermos e também convergentes com os interesses da sociedade, com o emprego e a produção”, afirmou Alban para uma plateia de empresários e de parlamentares.

O presidente da FIEB observou que nos anos de bonança da economia o Nordeste foi a região que mais cresceu, mas hoje, ao contrário, tem sido a região mais atingida pelos efeitos da crise. Por essa razão, exortou os partidos a superar divergências programáticas e a lutar unidos na defesa dos interesses da Bahia, adotando uma linha mais propositiva que meramente reivindicatória. Esse mesmo ponto de vista foi defendido por deputados de vários partidos presentes à sessão especial na Assembleia Legislativa.

Por sua vez, o deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB) defendeu a criação de um grupo para pesquisar as oportunidades industriais existentes nas regiões baianas, apoiando a defesa do presidente Ricardo Alban, de fortalecer cadeias produtivas e de interiorizar o desenvolvimento industrial.

O diretor executivo da FIEB, Vladson Menezes, que irá secretariar a Frente, cita temas prioritários para o setor industrial baiano: a manutenção dos Distritos Industriais, a resolução de questões no âmbito tributário e o encaminhamento da Agenda Legislativa da Indústria. Ele destaca que, embora enfrentando queda na produção, resultado da crise no país, a indústria pode reverter expectativas se souber explorar oportunidades.

A Frente Parlamentar da Indústria está dividida em sete coordenações, que agrupam segmentos de atividades industriais correlatas. São: Indústria Química, Petroquímica, Plástico, Óleo e Gás, coordenada pelo deputado Adolfo Viana (PSDB); Construção Civil, Infraestrutura e Mineração, por Maria del Carmen (PT); Agroindústria, por Carlos Robson ‘Robinho’ (PP); Indústria Naval, Automotiva e Metal Mecânica, por Hildécio Meireles (PMDB); Indústria de Base Florestal (papel, celulose, madeira, móveis, mineração e energia) por Sandro Régis (DEM); Indústria Cosmética, Têxtil, Vestuário e Calçados, por Carlos Geilson (PSDB) e a coordenação da Indústria de Alimentos e Bebidas, com Adolfo Menezes (PSD).