Manejo de florestas de eucalipto não impacta a qualidade da água de microbacias: É o que revela resultados de 15 anos de monitoramento no Sul da Bahia

São 15 anos de monitoramento de microbacias na área de atuação da Veracel Celulose, no Sul da Bahia, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF – ESALQ USP), no âmbito do Programa Cooperativo de Monitoramento de Bacias Hidrográficas (PROMAB). Os resultados deste período de estudos indicam que a qualidade e o comportamento hidrológico da microbacia da floresta de eucalipto são muito similares aos da floresta nativa e houve pouco desvio na produção de água. A avaliação foi apresentada no final de julho pelo Prof. Dr. Silvio Ferraz, da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo) e líder do PROMAB.

Com o objetivo de entender os efeitos do manejo florestal sobre a qualidade e vazão da água, o PROMAB conduz um trabalho de monitoramento permanente em 21 microbacias experimentais em todo o Brasil, sendo quatro deles na Veracel. O estudo mede de forma contínua os valores de precipitação pluviométrica, nível e a qualidade da água de superfície e do lençol freático. Os sensores instalados em pontos de monitoramento estratégicos, permitem que os parâmetros de vazão da água são registrados a cada 15 minutos durante todo o dia e, quinzenalmente, a equipe de campo realiza a coleta de amostras de água para avaliação da qualidade da água.

Desde 2005, quando a Veracel Celulose passou a integrar o programa com uma microbacia localizada em área de plantio florestal, os valores de precipitação pluviométrica, nível e a qualidade da água de superfície e do lençol freático são monitoradas de forma constante. “A apresentação dos dados capturados nesses 15 anos de monitoramento são a comprovação da qualidade e da longevidade deste estudo, que tem nos apoiado durante os anos para subsidiar nossas estratégias de manejo sempre de forma sustentável e consciente”, ressalta Moacyr Fantini, diretor florestal da Veracel. Os resultados qualificam o manejo florestal empregado pela Veracel como ambientalmente adequado, o que é muito importante para a empresa e a região.

“A Veracel tem sido uma ótima parceira investindo voluntariamente no monitoramento hidrológico por mais de uma década. O compromisso e a seriedade de empresas como a Veracel nos incentivam a manter e a ampliar o trabalho do PROMAB, cada vez mais, em prol da conservação da água em áreas de manejo florestal”, ressalta o professor Silvio Ferraz do PROMAB.