Arco e flecha na mão, corrida de tora e arremessos de tacape – são alguns dos momentos desse grande encontro da arte, da cultura e do esporte indígenas, traduzidos nos Jogos Indígenas Pataxó. As memórias saem do papel e ganham a exposição fotográfica Jogos Indígenas 2023, a partir de 8 de março, no Museu Indígena Pataxó, em Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália. A mostra é patrocinada pela Veracel Celulose e traz registros únicos dos Jogos. A iniciativa é uma realização do Ãgwaré Instituto, organização dedicada ao Povo Pataxó.

“A Veracel executa uma série de investimentos sociais, por meio de iniciativas de geração de renda, de preservação da tradicionalidade e apoio à educação e qualidade de ensino e de vida das comunidades indígenas”, comenta Renato Gomes Carneiro Filho, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel Celulose.

A exposição será dividida em duas partes, percorrendo dois municípios históricos para a comunidade indígena no sul da Bahia. A 1ª etapa vai de 8 março a 10 de abril, no Museu Indígena Pataxó, na Praça do Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália. Já a 2ª etapa leva a mostra para a Cidade Histórica de Porto Seguro, entre os dias 14 de maio a 15 de junho.

A mostra reúne registros únicos do Jogos. Serão apresentados trabalhos de 15 fotógrafos, entre amadores e profissionais: Awoy Pataxó, Antônio Vieira, Carlos Caroso, Carlos Gouvea, Cleidson Santos Reis, Emídio Bastos, Gutemberg Suzarte, Karkaju Pataxó, Lucia Bugarin, Lula Mascarenha, Nei Rios, Renato Soares, Rogério Naba, Rodrigo Hadja e Vanessa Pataxó.

A exposição conta com o apoio das seguintes organizações e empresas: Associação Txãg’rú Mirawê, IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional), ETNO Consultoria, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Coordenação dos Jogos Indígenas Pataxó, SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) Polo base Porto Seguro, FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) de Porto Seguro, Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália, FINPAT (Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia) e Parque Indígena de Coroa Vermelha.

Jogos Indígenas Pataxó

Os Jogos Indígenas Pataxó são uma iniciativa das Aldeias Pataxó para a valorização de sua cultura. Ao reunir centenas de jovens e adultos, representam um momento de integração entre as comunidades indígenas, resultando no fortalecimento dos laços culturais, na ampliação do processo de solidariedade étnica e política e na troca de saberes e fazeres. O evento vai além das práticas de esportes tradicionais, sendo um momento singular de integração social, intercâmbio cultural e valorização da vida.

Os Jogos Indígenas Pataxó transcendem o entretenimento e o espírito competitivo, acessando a memória, a história e a cultura do povo Pataxó em cada atividade.
Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.