O dia 11 de dezembro foi histórico para a unidade industrial da Fibria localizada em Aracruz (ES): a empresa alcançou a marca de 50 milhões de toneladas de celulose produzidas, tornando-se a primeira indústria do setor no mundo a alcançar esse patamar. A Fibria é líder mundial na produção de celulose de eucalipto.

“Esse é um marco de excelência na nossa história, conquistado com o esforço e a dedicação de nossa equipe, de parceiros e de fornecedores. Somos gratos ao trabalho de todo esse time, que nos enche de orgulho e nos motiva a seguir em frente, mantendo a nossa liderança”, diz o presidente da Fibria, Marcelo Castelli

A empresa iniciou a produção de celulose no Espírito Santo em 1978, com a fábrica A, então projetada para produzir 400 mil toneladas/ano de celulose de eucalipto. Desde então, o complexo industrial da empresa ganhou duas outras fábricas (a fábrica B e a fábrica C) e hoje tem capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas/ano, concentrando 44% da capacidade de produção da empresa. A Fibria também tem fábricas em Jacareí (SP) e em Três Lagoas (MS). Em Eunápolis (BA), mantém a Veracel em parceria com a Stora Enso.

Para o diretor Industrial da Fibria, Paulo Silveira a marca inédita alcançada reflete uma história de pioneirismo. “A empresa sempre esteve na vanguarda do setor, buscando a melhor maneira de produzir com excelência, equilíbrio ambiental e social”, afirma Silveira.

Já o gerente geral industrial da Fibria Unidade Aracruz, Marcelo de Oliveira, destaca que a marca de 50 milhões de toneladas produzidas é referência no Brasil e no exterior. “A Fibria é reconhecida pela qualidade de seu produto e pela competência na gestão de processos. Estamos felizes e já buscamos o próximo desafio. Continuaremos a trabalhar focados, com segurança, procurando sempre soluções para maior eficiência de nossas operações”, diz Oliveira.

Curiosidades

– Se enfileirados, os fardos de celulose equivalentes a 50 milhões de toneladas produzidas pela Fibria seriam suficientes para dar quatro voltas e meia na circunferência da Terra.

– As folhas de celulose produzidas, se colocadas lado a lado, seriam suficientes para percorrer 180 vezes a distância da Terra à Lua.

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br.