O respeito, o diálogo e o apoio para a preservação da cultura indígena sempre estiveram entre as ações prioritárias da Veracel Celulose. Ao todo, a companhia se relaciona com as 32 aldeias indígenas presentes na Costa do Descobrimento, sendo 29 da etnia Pataxó e três da etnia Tupinambá, com um total de aproximadamente 22 mil pessoas.

“Aprendemos muito ao longo dos anos e temos orgulho da relação que construímos com as comunidades indígenas de nossa região. Conseguimos estabelecer esse importante relacionamento por meio de uma escuta ativa das necessidades dessa população, com credibilidade, ética, transparência e, consequentemente, confiança”, destaca Renato Gomes Carneiro Filho, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel.

O relacionamento da empresa com essas comunidades vem sendo conduzido e mantido com base no diálogo, na presença, no respeito e na empatia, e conta também com a construção de acordos e entendimentos mútuos, construídos com a participação de representantes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) sempre que necessário. Além disso, a Veracel mantém todos os seus plantios – próprios ou de terceiros, sendo os últimos realizados por meio do Programa Produtor Florestal – fora de áreas indígenas demarcadas e legalmente reconhecidas. Isso garante total respeito à legislação e às melhores práticas de atuação. O eucalipto também passou a ser uma opção importante para a comunidade indígena utilizar em suas construções, preservando sua cultura e mantendo a preservação das árvores da Mata Atlântica.

“Este relacionamento está diretamente ligado a um processo de autoconscientização das empresas quanto à necessidade de fazer intervenções culturalmente apropriadas, que tenham como objetivo a valorização desses povos. O diálogo transparente e qualificado ao longo dos anos contribui para garantia dos direitos humanos indígenas”, reforça Eunice Britto, diretora executiva da empresa Etno Consultoria, empresa responsável pelo contato com as comunidades tradicionais e parceira da Veracel.

Veja o vídeo gravado em 2019 (https://www.youtube.com/watch?v=qGzxBS9NYr0 ) em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e a Aldeia da Jaqueira, localizada em área vizinha à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Estação Veracel) que ilustra esse importante relacionamento do setor de florestas plantadas, incluindo a Veracel, com a comunidade indígena da região.

Ações da Veracel junto às comunidades indígenas

Tendo em vista o compromisso da Veracel com o território onde está situada e seu propósito de ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida, a empresa executa uma série de investimentos sociais, por meio de iniciativas de geração de renda, de preservação da tradicionalidade e do apoio à educação e à qualidade de ensino e de vida dessas das comunidades indígenas.

Entre as iniciativas apoiadas, estão os Jogos Indígenas e o Aragwaksã, festa anual em comemoração ao reconhecimento do território indígena Pataxó que, em 2020, foi realizada virtualmente devido à pandemia e contou com o patrocínio oficial da Veracel. Ações como esta apresentam um pouco da cultura indígena local para a sociedade, além de ampliar a visibilidade para as questões relativas às políticas públicas para esses povos.

A companhia também realiza projetos de geração de renda com as comunidades indígenas, o que se tornou de extrema importância durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Dentre estes, no último ano foi iniciado um projeto de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) com a comunidade indígena pataxó de Aldeia Meio da Mata, gerando oportunidade de renda aliada à preservação ambiental de uma espécie que é característica da região (uruçu-amarela).

Em outra frente importante, a Veracel é responsável pelo programa “Educação é vida”, que há 11 anos une iniciativas em prol da educação e da redução do índice de evasão escolar nas comunidades indígenas da região. Além da doação anual de materiais de apoio escolar, que beneficiam cerca de 5.000 alunos e professores das aldeias, o programa também vem apoiando a construção de salas de aula, projetos de melhorias sanitárias e de acesso à água de qualidade, entre outras prioridades definidas em conjunto com o conselho de caciques e os gestores das unidades educacionais nas aldeias.

Em 2021, a empresa também apoiou a construção de uma unidade de saúde na comunidade indígena Aldeia Agricultura. A Veracel realizou a doação dos materiais, e a própria comunidade realizou a construção do espaço.