A equipe do Programa Ambiente Florestal Sustentável (uma parceria ABAF/ADAB) acompanhou dois importantes eventos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) este mês de fevereiro de 2022. Os assuntos são de extrema importância para o segmento da agropecuária baiana, informou Oziel Oliveira, Diretor Geral da Adab.
De 16 a 18 de fevereiro a equipe participou do workshop com o objetivo de definir estratégias e metas anuais de educação sanitária para os programas de Defesa Agropecuária Vegetal. O evento foi realizado na modalidade remota e contou com 14 apresentações, incluindo o diretor de Defesa Vegetal, Celso Duarte Filho, representando o diretor geral da Agência, Oziel Oliveira.
Em 22/02, o PAFS acompanhou o lançamento da campanha publicitária de prevenção à Monilíase e a apresentação do novo Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (SIDAB). O evento foi realizado pela Secretaria da Agricultura do Estado, em parceria com a Adab e a Superintendência do Mapa na Bahia no auditório da Seagri, no CAB, Salvador (BA).
PAFS – A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) lançou o programa “Ambiente Florestal Sustentável” (PAFS) em 2016. Este programa é uma ampliação do “Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda” (PFCLP), lançado pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) e ABAF em 2015, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Após os bons resultados alcançados pelo PFCLP, a aceitação dos diversos stakeholders e das empresas, a ADAB e a ABAF resolveram manter o PAFS, ampliando os tópicos a serem trabalhados.
Desde então, o PAFS vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal, além de manter o Programa Fitossanitário de Pragas.
Para isso foi elaborado um amplo programa de comunicação e foi montada uma estrutura formada por veículos, equipamentos audiovisuais, campanha publicitária e material informativo – tudo com a logo da ABAF, da ADAB e do PAFS.
Resultados após intenso trabalho desde sua criação e até setembro de 2021: o PAFS percorreu mais de 380 mil quilômetros, realizou 278 treinamentos em 234 comunidades, instruiu e orientou mais de 12 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região e visitou mais de 1400 propriedades rurais.
O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicatos Rurais da FAEB/Senar; Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos.