O projeto “Mulheres em Ação”, desenvolvido pela Bracell BA em parceria com a comunidade quilombola do Cangula, em Alagoinhas, foi o vencedor do 13º Prêmio Fieb da Indústria Baiana Sustentável 2021, na categoria “Práticas de Gestão Sustentável”. A cerimônia de premiação aconteceu, no final da tarde desta quinta-feira, 18, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.

A iniciativa, que trabalha o empoderamento feminino, atende 27 mulheres negras que foram capacitadas para aumentar a renda com a produção de sabonetes medicinais e artesanais. O projeto teve início em 2020, no auge da pandemia, e foi promovido também com a ajuda do edital da Década Afrodescendente 2020, concedido pelo governo baiano por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A Bracell – companhia do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – deu o suporte técnico para que a comunidade pudesse conquistar o edital, além de oferecer treinamento para preparar as mulheres para a produção de sabonetes e orientação sobre empoderamento, enfrentamento à violência doméstica, empreendedorismo e sobre questões de gênero e raça, alcançando outras 130 mulheres durante as oficinas e cursos.

Amanda Quenupe, especialista de Responsabilidade Social da Bracell BA, destaca que a conquista do prêmio é a representação e materialização do investimento social que a empresa faz nos grupos e comunidades tradicionais, sobretudo nas de origem quilombola. “É muito importante receber esse prêmio, porque, a partir dele, as mulheres vão ver a força e a potência que elas têm. E, para nós, enquanto empresa, o prêmio evidencia o investimento social que fazemos para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos indivíduos de nossas comunidades”.

Este é o segundo prêmio Fieb que a Bracell conquista na área social, como destaca Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da empresa na Bahia. O primeiro foi com o projeto Farmácia Verde, também desenvolvido com a comunidade do Cangula. “É o segundo ano que participamos desse importante prêmio, sendo a segunda vez que a gente recebe a premiação por um projeto social que desenvolvemos na região de atuação da empresa. A Bracell entende que não é uma ilha e que, para ser sustentável, precisa estar em um território sustentável. E o nosso investimento social diz respeito a isso. A gente quer contribuir para que a área onde atuamos cresça junto com a empresa”, afirma.

 

Sobre a Bracell

A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.