Projetos inovadores desenvolvidos por estagiários da Bracell na Bahia conquistaram as três primeiras posições do Prêmio IEL de Talentos, na categoria “Estágio”. A Bracell ficou em primeiro lugar na categoria “Empresa Inovadora”, entre as companhias de grande porte. A premiação ocorreu em 22/09, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O prêmio contou com 41 finalistas nas categorias “Aprendizagem”, “Estágio” e “Inova Talentos”. O projeto apresentado por Caio Ítalo de Oliveira Santos, do setor de Planejamento da companhia, foi selecionado para disputar a etapa nacional, em São Paulo, no dia 26 de outubro.

Caio conquistou o primeiro lugar com o “Formulário Inteligente para o Programa de Avistamento de Fauna Silvestre”. Marlon Kin Gin Pereira dos Santos, do Laboratório de Qualidade Industrial, ficou em segundo com o “Programa de Treinamento Integrativo”, que avalia todas as etapas necessárias para habilitação dos colaboradores para atuarem nos laboratórios. Elisiane Dantas da Conceição, da área de Meio Ambiente, conquistou a terceira posição com o projeto “M-Radi”, voltado ao monitoramento da regeneração de áreas degradadas por imagens.

“A conquista desse prêmio representa um marco significativo em minha trajetória profissional, celebrando a inovação e dedicação. Com a ajuda dos mentores, pude contribuir para o aprimoramento do Programa de Avistamento de Fauna Silvestre, alinhando-o a um valor fundamental da Bracell: a melhoria contínua”, afirma Caio, acrescentando que o desenvolvimento do trabalho o incentivou a explorar novas tecnologias e a pensar criativamente. 

Marlon nunca imaginou que o projeto de estágio, que começou como uma demanda setorial, receberia tamanho reconhecimento. “Ao solucionar um problema, eu me deparava com outros – ora decorrentes da resolutiva, ora descobertos no progresso das etapas – e, com isso, eu me desenvolvi até em aspectos que eu acreditava ter domínio completo. E essa não é só uma conquista minha, mas de toda a equipe dos laboratórios”, ressalta.

Já Elisiane disse que o M-Radi não teria sido um sucesso sem o apoio dos profissionais da companhia: “O prêmio dá uma dimensão do quanto o projeto é importante para a empresa e para o meio ambiente, considerando que agora teremos controle total de nossas áreas em regeneração natural”. Segundo ela, o M-Radi é o início de possibilidades maiores e “a Bracell proporciona incentivo para a inovação e intraempreendedorismo”.

Carolina Linhares, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Bracell, destaca que o investimento na excelência operacional é um dos diferenciais competitivos da empresa. “Uma das alavancas de sustentação de um negócio tão especializado como o nosso é prover oportunidades para os jovens, estruturando e maximizando todo o seu potencial dentro dos programas de Porta de Entrada. Essa premiação nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, salienta.

A companhia também aposta na pesquisa e na inovação como forma de ter uma operação cada vez mais sustentável, visando à proteção ambiental, como pontua Priscilla Reuter, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell. “Primamos por fortalecer a inovação, por meio de pesquisa, em todas as suas etapas, principalmente na formação de nossa geração. Por isso, o reconhecimento com o Prêmio IEL de Talentos fortalece ainda mais este compromisso com o desenvolvimento sustentável”, conclui.