Nesta terça-feira (9/4), onze animais silvestres foram devolvidos ao seu habitat na Fazenda Raiz, no município de Água Fria, a 159 km de Salvador. Esta foi a primeira reintegração realizada na propriedade, que acaba de ser certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia. Com uma área total de 678 hectares no bioma Caatinga, a unidade pertence à empresa Bracell, que possui outras três ASAS no litoral norte do estado. Juntas, as quatro já acolheram mais de 1.000 animais silvestres, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Igor Macedo, biólogo e especialista em Meio Ambiente da Bracell, diz que foram reintegrados seis jibóias (Boa constrictor), um pássaro asa-branca (Picazuro patagoniensis), um pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) e três cardeais-do-nordeste (Paroaria dominicana). Segundo ele, a área abriga uma diversidade de fauna e flora específica e adaptada para longos períodos secos. “Esta nova ASAS amplia a oferta de áreas preparadas para a reintrodução da fauna adaptada para este complexo ecossistêmico”, explica. “As ASAS da Bracell têm suas dinâmicas populacionais monitoradas pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade, implantado pela companhia desde 2016. Estes são ambientes conservados e seguros para o sucesso da reintrodução dessas espécies”, conta.

Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, observa que, a partir das perspectivas de sustentabilidade da empresa, a criação de mais uma ASAS tem uma função devolutiva à sociedade e ao ambiente natural e evidencia como a empresa busca fazer a diferença em cada detalhe de suas operações. “A Bracell tem um compromisso com o clima e com a sociedade, e é assim que pensamos em cada ato que executamos. Essa nova área de soltura, conservada e segura, vai levar mais vida aos ambientes naturais e dar um novo lar para essa gama de espécies que passam pelo Cetas”, afirma.

Os mais de 1.000 animais já reintegrados pelo Inema em parceria com a empresa em suas quatro ASAS são de 102 espécies diferentes, quatro delas com status de ameaça e outras três de importância para a medicina. Além da Fazenda Raiz, as demais áreas oficiais de soltura são o Projeto Cachoeira, no município de Entre Rios, o Projeto Sergipe, em Jandaíra, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, em Entre Rios e Itanagra.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

www.bracell.com

Sobre a RGE

Com sede em Singapura, a RGE é um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. O grupo produz fibras naturais sustentáveis, óleos comestíveis, embalagens ecológicas e gás natural limpo utilizado para criar produtos que alimentam, vestem e energizam o mundo, ajudando a melhorar a vida de milhares de pessoas por meio de produtos sustentáveis utilizados no dia a dia. Com mais de 35 mil milhões de dólares em ativos e 70.000 funcionários, a RGE busca criar um futuro mais reciclável, biodegradável e com menos carbono.

Comprometidos com o desenvolvimento sustentável, na conservação e no desenvolvimento da comunidade, nos empenhamos em fazer o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. Com operações que abrangem a Indonésia, a China, o Brasil, a Espanha e o Canadá, continuamos em expansão e em busca de novos mercados.

www.rgei.com