ABAF

ABAF levou o projeto #CirculeumLivro para a Biblioteca Central e Center Lapa em 2025

ABAF levou o projeto #CirculeumLivro para a  Biblioteca Central e Center Lapa em 2025
5 de Maio de 2025

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) promoveu em 2025 uma edição especial do projeto #CirculeumLivro, fruto da parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). Este ano, a campanha em Salvador (BA) foi realizada na Biblioteca Central do Estado da Bahia e no Center Lapa no mês de abril que reúne uma série de datas especiais: 9/4 - Dia Nacional da Biblioteca, 18/4 - Dia Nacional do Livro Infantil, 18/4 - Dia Nacional do Autor e do Editor e 23/4 - Dia Mundial do Livro.

A proposta é promover a troca gratuita de livros, estimulando o conhecimento e a leitura, além de incentivar a economia circular e a compreensão de que o papel é um material sustentável. Este ano, a campanha esteve presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Vitória (ES) convidando as pessoas a refletirem sobre a importância da leitura e a sustentabilidade do papel, que é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para esse fim, na mesma área ou em novas áreas antes degradadas. Com a distribuição de mais de 14 mil livros para trocas, o público também participou de sessões de autógrafos com autores renomados, atividades e oficinas culturais gratuitas.

A parceria com a Biblioteca Central do Estado da Bahia foi inaugurada em 28/3 com a instalação de um ponto de arrecadação de livros no local, onde depois, uma vez por semana durante o mês de abril, atividades foram realizadas para atrair a atenção para a iniciativa. Inaugurada em 13/5/1811, a Biblioteca Central do Estado da Bahia é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina.

“Esse projeto culmina com o trabalho e com a missão da biblioteca que é o incentivo ao livro e à leitura. Tem ainda essa característica da economia circular, de fazer o livro circular. Foi muito interessante a participação das pessoas que doavam e pegavam livros. E para nós também, pois encontramos no ponto do projeto alguns exemplares que a Biblioteca ainda não possuía”, informa Marcos Viana, diretor da Biblioteca Central.

A atividade de 4/4 contou com uma roda de conversa sobre o ciclo do papel, economia circular e reciclagem com Tamires Neves (Diretora de Bibliotecas Públicas do Estado), Maria Luedy (artista plástica que estuda fibras papeleiras em geral) e Paula Carneiro (ativista da literatura e gestora da Biblioteca Comunitária Sete de Abril). Na sequência, a palestra “A proibição do uso de celulares nas escolas e seu impacto sobre a aprendizagem e socialização dos estudantes”, com a coordenadora do curso de pedagogia semipresencial e EAD da Unijorge, Luciana Onet.

Já em 29/4, alunos da Escola Cosme de Farias participaram de atividades lúdicas. Pela manhã, contação de histórias com Lucianna Ávila (que lançou o livro “Morada”) e Rita Araújo (contadora de histórias do Viva e Deixe Viver). À tarde, a professora e escritora Cláudia Santana também fez contação de histórias e lançou o livro “Casa de Vó”. Depois, Bia Barreto (professora e mestre em Educação) apresentou seus livretos “Afrobeto” (voltados para a educação antirracista).

Já no Center Lapa o ponto de coleta foi aberto em 14/4 e ficou disponível até 26/4. As atividades foram realizadas de 19 a 26/4, dia do aniversário do shopping que tem uma circulação média de 35 mil pessoas por dia e foi inaugurado em abril de 1996.

“O projeto #CirculeUmLivro reafirma a importância da leitura como instrumento de transformação e democratização do conhecimento, unindo temas como educação ambiental, inclusão social e identidade cultural em uma celebração que vai muito além dos livros — e que, nesta semana especial, colocou a literatura no centro das atenções de forma criativa, acessível e plural”, afirmou a gerente de marketing do shopping, Aline Ferraz. 

A programação da semana reuniu uma série de oficinas infantis, rodas de conversa, contações de histórias e lançamentos literários, que convidaram o público a refletir sobre temas urgentes e atuais, como economia circular, reciclagem, educação antirracista e valorização das culturas afro-indígenas.

Em 19/4, o público presente pode conferir a oficina e contação infantil “As Mulheres Abayomi”, com Adilson Passos. Em 22/4, o Center Lapa contou com o encontro com as jornalistas e escritoras Mariana Paiva (que falou do mais recente livro, “Minhas Meninas”) e Carla Bittencourt (autora de “Pé de Mundo”, “Kanoni” e “Manhã”), além da palestra “A proibição do uso de celulares nas escolas e seu impacto sobre a aprendizagem e socialização dos estudantes”, com a coordenadora do curso de pedagogia semipresencial e EAD da Unijorge, Luciana Onet.

Na quarta-feira (23/4), o público participou de uma roda de conversa sobre o ciclo do papel, reciclagem e práticas sustentáveis, com a artista plástica Maria Luedy (que estuda fibras papeleiras em geral), com o vereador André Fraga, com Ana Paula Carneiro (ativista da literatura e gestora da Biblioteca Comunitária Sete de Abril) e com Michele Almeida da Silva (vice-presidente da Cooperativa Camapet e catadora de materiais recicláveis desde 2007). O dia também contou com o lançamento dos livretos Afrobeto, da escritora Bianca Barreto, que resgata a cultura afro-brasileira por meio do alfabeto.

Na quinta (24/4), o entretenimento foi garantido para o público infantil, com uma tarde de contação de histórias conduzida pela professora Cláudia Santana (que lançou o livro “Casa de Vó”), Carla Chastinet (com o novo livro “Um Mergulho Muito Curioso”), Lucianna Ávila (que lançou o livro “Morada”) e Rita Araújo (contadora de histórias do Viva e Deixe Viver).

Na sexta-feira (25/4), a programação contou com rodas de conversa que ampliaram o diálogo em torno da inclusão e da diversidade. Destaque para o debate sobre o livro “Narrativa de Mães”, com representantes de coletivos ligados ao autismo e à maternidade atípica, além de uma conversa sobre escritas ancestrais, com Sérgio Caetano (atua com literatura, audiovisual e ações culturais voltadas para questões raciais, sociais e valorização da arte negra), Zé Ricardo (escritor, curador de literatura negra, empreendedor livreiro e gestor da Boca Preta Atividades Literárias) e Lucas Matos (autor de “Preto Ozado” e “Antes que o Mar Silencie”). O dia ainda contou com o lançamento do livro “O Único Discurso de Gramsci”, do escritor Marcos Dattoli.

O projeto foi encerrado em 26/4 com o espetáculo infantil Maracámirin, uma apresentação interativa de contação de histórias com temáticas negro-africanas e indígenas, voltada ao público infantojuvenil. Além das atividades culturais, o evento contou com uma Feirinha Literária, realizada em parceria com o projeto Expor Mulher que reúne exposição e venda de produtos criativos e sustentáveis.

Fotos e vídeos em:https://www.flickr.com/photos/202715127@N06/albums/

O projeto - De caráter permanente, o #CirculeumLivro na Bahia conta com a parceria de diversas instituições para arrecadar e circular livros paradidáticos (veja os pontos abaixo). Estes locais, além do escritório da ABAF, são pontos fixos de arrecadação de livros que são disponibilizados nas edições realizadas em lugares públicos e/ou encaminhados para escolas e bibliotecas comunitárias. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site (abaf.org.br) e as redes sociais da ABAF (@abaf.bahia).

“Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos e compartilhamos conhecimento. Uma ação como o #CirculeUmLivro que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade”, informa o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade. 

PONTOS FIXOS DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS/ Salvador:

ABAF - Av. Professor Magalhães Neto, 1752, Ed. Lena Empresarial – Pituba (portaria).

ABI – Ed. Ranulfo Oliveira - Rua Guedes de Brito, Praça da Sé - Centro (1 - 2º andar).

ACB - Praça Conde dos Arcos, S/N – Comércio.

FAEB - Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143 – Comércio.

FIEB - Rua Edístio Pondé, 342 - Stiep.

Rodoviária - Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 – Pernambués (perto do setor de informações).

Unijorge - Campus Paralela.

PONTOS FIXOS DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS/ Bahia:

ADAB/CEPLAC - Rua Pres. Kenedy, 186 - Centro, Eunápolis/BA.

Prefeitura de Porto Seguro/BA - Rua Manoel Fernandes de Almeida, 171, Centro.


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações