A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) foi nomeada para mais dois conselhos estaduais: o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes/SDR) e o Comitê Estadual de Inovação Agropecuária (Seagri). “Com isso, cresce a influência da ABAF que mantém representações em mais de 45 conselhos e importantes fóruns ambientais, econômicos e sociais a nível regional, estadual e nacional”, informa Wilson Andrade, diretor-executivo da associação.
“A ABAF tem como meta primeira contribuir para que o setor que representa se desenvolva sobre bases que respeitem os preceitos do ESG. Para isso, atua para além da própria cadeia produtiva e dialoga com as comunidades direta ou indiretamente influenciadas pela atividade de base florestal, com a sociedade civil organizada, com a academia, com os Governos e parlamentares para sedimentar os alicerces para um crescimento ordenado e virtuoso”, explica o diretor-executivo da ABAF.
Os conselheiros do Codes, publicados no Diário Oficial de 25/03/2026, terão como atribuição acompanhar e monitorar a implementação do Plano de Desenvolvimento Integrado - PDI Bahia 2050 (atualização do PDI 2035), suas metas, indicadores e projetos estratégicos.
Já os membros do Comitê Estadual de Inovação Agropecuária, nomeados por quatro (a partir da assinatura do protocolo de intenções em 23/09/2025), se comprometem a contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação, promovendo a competitividade das empresas no âmbito regional e em nível estratégico, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao surgimento de novos negócios para a agropecuária brasileira.
Participações - Entre as representatividades da ABAF, destaque ainda para o Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Câmara da Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rede de Biodiversidade e Florestas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura (Mapa), Grupo Gestor Estadual do Plano ABC/Bahia (Seagri), Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Cepram), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), entre tantos outros.
Criada em 2004, a ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. “A força da ABAF, porém, vem da participação das empresas associadas e, também, das associações regionais em cada polo produtor do estado que, por sua vez, representam e congregam produtores individuais. Da mesma forma, a ABAF em sintonia e integração com as demais estaduais, fortalecem a entidade nacional que é a Ibá”, completa Andrade.
O setor de base florestal produz e processa madeira para diversos setores que demandam madeira nos seus processos produtivos, a exemplo da construção civil, da indústria de papel e celulose, a metalúrgica, energia de biomassa, a secagem de grãos do agronegócio, madeira e móveis, entre outros. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana.












