ABAF

PAFS Participa do V ENCONTEC IFBaiano Teixeira de Freitas

PAFS Participa do V ENCONTEC IFBaiano Teixeira de Freitas
30 de Junho de 2025

O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) participou do V ENCONTEC – Encontro de Técnicos e Produtores Rurais – Teixeira Farm Show, em 12, 13 e 14/06. O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) Campus Teixeira de Freitas, em Teixeira de Freitas (BA) e, sua programação, contou com palestras, painéis temáticos, minicursos, dia de campo, feiras de sementes crioulas e mudas florestais e encontro de egressos do curso técnico em agropecuária.

O PAFS participou do evento através do painel temático “Componentes Florestais em SIPA – Sistemas Integrados de Produção Agropecuária”, onde Charles Leonel (engenheiro agrônomo, mestre, doutor e professor do IFBaiano Teixeira de Freitas) explanou sobre SIPA e Paulo Andrade (engenheiro agrônomo, especialista em defesa fitossanitária vegetal, gestão ambiental e coordenador técnico operacional do PAFS) falou sobre o manejo integrado de pragas como prevenção e controle da lagarta parda em florestas de eucalipto. Foram também disponibilizadas para os participantes a cartilha do PAFS, que aborda diversos temas relacionados às boas práticas para a sustentabilidade das propriedades rurais.

“O encontro contribuiu com o desenvolvimento sustentável do Extremo Sul da Bahia e região, compartilhando reflexões sobre os desafios atuais e conhecimentos que constituem possíveis alternativas para a aplicação de práticas sustentáveis no campo, oportunizando também o estreitamento dos laços entre os alunos, as comunidades, os produtores e empresas rurais e comerciais da região e municípios”, informou Andrade.

O PAFS - A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) lançou o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) em 2016. Este programa é uma ampliação do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP), lançado pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) e ABAF em 2015, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Após os bons resultados alcançados pelo PFCLP, a aceitação dos diversos stakeholders e das empresas, a ADAB e a ABAF ampliaram os tópicos a serem trabalhados.

Desde então, o PAFS vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; Apicultura para Pequenos e Médios Produtores; Caça Ilegal de Animais Silvestres; além de manter o Programa Fitossanitário de Pragas.

Resultados após intenso trabalho desde sua criação (até o momento): o PAFS já percorreu mais de 565 mil quilômetros, realizou 325 treinamentos/palestras em 271 comunidades, instruiu e orientou mais de 15 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas e visitou mais de 3.100 propriedades rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia.

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e ADAB; Sindicatos Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB/Senar); Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos.


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações