Durante os dias 08 e 14 de setembro, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada na região sul da Bahia, recebeu estudantes do "Programa de Especialização Online em Paisagens Florestais Tropicais", da Iniciativa de Treinamento e Liderança Ambiental da Escola de Meio Ambiente da Universidade de Yale (ELTI-Yale) (Tropical Forest Landscapes Online Certificate). A experiência em campo do curso é fruto de uma parceria entre o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e a ELTI-Yale com o objetivo de proporcionar aos alunos de especialização uma imersão nas iniciativas brasileiras de restauração ambiental, práticas sustentáveis e envolvimento comunitário.
A ação é uma experiência imersiva, no formato study tour, que tem como metodologia a visita a algumas áreas que são referência em conservação e restauração ambiental em solo brasileiro. A Estação Veracel é a maior unidade privada de preservação do bioma Mata Atlântica do nordeste brasileiro.
"Essa atividade é importante para mostrar iniciativas de projetos e instituições brasileiras que podem servir de modelo e inspiração a outros países. Com isso, conseguimos colocar o Brasil, em especial, a região do sul da Bahia, em destaque mundial na área de restauração e conservação de paisagens tropicais florestais", comenta Mabel Ludka, assistente do programa ELTI Brasil, por meio do IPÊ.
No total, 27 pessoas participaram da atividade, incluindo 20 estudantes de 16 nacionalidades, como Estados Unidos, Jamaica, República Dominicana, Panamá, Colômbia, Equador, Brasil, Senegal, Gana, Uganda, Zimbábue, Alemanha, Reino Unido, Índia e Nova Zelandia, além de instrutores, da equipe de organização e de um intérprete de idiomas.
"A Estação Veracel tem se destacado como um exemplo de dedicação da iniciativa privada à conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. A parceria de longa data com o IPÊ e outras instituições demonstram o papel fundamental que a Estação representa para a comunidade acadêmica, oferecendo uma plataforma única para pesquisas científicas em campo, estudos de biodiversidade e de iniciativas de monitoramento ambiental. Temos muito orgulho m contribuir com o avanço do conhecimento na área e na formação de novas gerações de pesquisadores comprometidos com a sustentabilidade e a preservação da natureza", comenta Marco Aurélio Santos, coordenador de Meio Ambiente e Gestão Integrada da Veracel.
No total, o curso teve carga horária de 40h, que foram divididas entre os dias 8 e 14 de setembro, com direito a passagens pelos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas.
Espaço de pesquisa
A 9ª Turma Extra-Campus Bahia do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável oferecido ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ. Pelo oitavo ano consecutivo, a Estação Veracel é parceira da iniciativa e irá receber quatro módulos de aulas em campo.
Criada e gerida pela Veracel Celulose há 25 anos, a Estação Veracel se tornou um refúgio para inúmeras espécies de fauna e flora, o que propicia um ambiente totalmente favorável à pesquisa e de interação com o meio acadêmico. A Estação Veracel apoia diversos projetos de pesquisas científicas de instituições nacionais e internacionais e o local já é fonte para mais de 200 publicações científicas que utilizaram dados da RPPN.
Os trabalhos de conservação da biodiversidade realizados na RPPN Estação Veracel propiciaram à empresa o selo Procedimento de Serviços Ecossistêmicos FSC® C017612 (Forest Stewardship Council). Somos os primeiros do setor de Papel e Celulose a receber essa distinção. A certificação pela FSC® visa reconhecer e valorizar a atuação de empresas e organizações que usam os recursos naturais sem esgotá-los. Esse é um dos pilares do desenvolvimento sustentável e está em linha com nosso propósito como empresa.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território e a única empresa do setor a manter um hectare de preservação ambiental para cada hectare de plantio de eucalipto destinado para a sua operação. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.
Sobre a ESCAS
A ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade é a principal frente educacional do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Há mais de 25 anos, a iniciativa – dentro de uma ONG -segue como inédita e exclusiva formando lideranças em Sustentabilidade e Conservação da Biodiversidade. Mais de 8.000 profissionais já escolheram os cursos da ESCAS para a ampliação dos conhecimentos práticos, com potencial de impulsionar a carreira ou ainda como estratégia para transição de área. A ESCAS conta com Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (stricto sensu) conceito 4 (CAPES, escala até 5).