Em 17/7, o Conselho de Comércio Exterior (COMEX) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em reunião presencial para membros e convidados, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida. Esta foi a primeira pauta promovida pelo novo presidente do COMEX FIEB, Wilson Andrade. A reunião contou ainda com as participações do vice-presidente da FIEB, Ângelo Calmon de Sá Junior – que transferiu o cargo de presidente do COMEX FIEB para Andrade – e do presidente eleito, Carlos Henrique Passos.

Na ocasião, o titular da SDE, Angelo Almeida, falou sobre “Caminhos, Ações e Cooperação Público-Privada para atração de Investimentos e Tecnologias Internacionais”. “É um privilégio estar nessa casa de empresárias e empresários baianos que muito contribuem para o desenvolvimento do nosso estado. Esse momento de diálogo é fundamental para a construção da política de desenvolvimento que queremos”, pontuou.

Em sua fala, o gestor destacou que a Bahia vive uma grande janela de oportunidades e elencou o protagonismo do estado na produção de energia limpa. “Temos a maior geração de energia eólica do Brasil, correspondendo a 35,54% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada em 2023. Já na produção de energia solar, ocupamos a segunda posição no Brasil. Só no primeiro semestre, 41 novas usinas eólicas e solares fotovoltaicas entraram em operação”, disse, destacando como as energias renováveis contribuem com a indústria. “É preciso falar em powersharing, que é a realocação da produção onde há disponibilidade de energia barata, limpa e renovável, fatores em que o estado avança e que beneficiam a nossa indústria e a chegada de investimentos”.

Wilson Andrade, presidente do COMEX FIEB, destacou a importância da discussão. “Tivemos a oportunidade de discutir sobre a cooperação que o setor produtivo pode trazer para a atração de novos investimentos para a Bahia. Nosso estado crescerá mais se conquistar no exterior investimentos, financiamentos e tecnologias. Que venham a BYD, as ferrovias, as pontes, os portos e indústrias para verticalização das nossas cadeias produtivas”, pontuou.

Nomeação – Os Conselhos Temáticos são órgãos técnicos consultivos, integrantes da estrutura do Sistema FIEB. Têm por objetivo formular diretrizes e estratégias que sirvam de base ao processo decisório e ao posicionamento político, econômico e social da FIEB. De acordo com ofício da instituição, a escolha por Wilson Andrade se deu pelas suas contribuições e experiências que enriquecerão as atividades do Conselho, em prol da competitividade e do desenvolvimento sustentável das indústrias baianas.

Andrade substitui Ângelo Sá Jr. que também é vice-presidente da FIEB. “Vou dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo competente e comprometido colega, mantendo a mesma linha e dinamismo. Na área do COMEX FIEB temos uma visão de que os temas mais importantes são a proteção da indústria nacional, através das reformas tributárias, administrativas e trabalhistas em discussão no Congresso Nacional; a recuperação da situação fiscal da União que vai trazer menos inflação e mais crescimento econômico; e a preparação da infraestrutura para que possamos trabalhar o item principal que é a atração de novos investimentos do exterior. Nossos níveis de poupança, pública e privada, são baixíssimos e precisamos dos financiamentos e tecnologias para fazer a verticalização das cadeias produtivas nacionais, além de conquistar mercados que estes investidores podem nos trazer”, informa Andrade.

A FIEB passa por mudanças administrativas com a eleição por unanimidade de Ricardo Alban à presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Quem fica no seu lugar, também por escolha da maioria dos delegados do Conselho de Representantes da FIEB, é o engenheiro Carlos Henrique Passos que ocupava uma das vice-presidências da entidade. “É um momento, portanto, de trabalhar para dar continuidade ao sucesso da administração de Alban e implementar novos projetos, novas ações para o desenvolvimento dos setores industriais da Bahia”, completa Andrade.

Perfil Wilson Andrade

Empresário e economista com vasta experiência nas áreas de fusões e aquisições empresariais, relações internacionais, comércio exterior, indústria e agronegócio, Wilson Andrade tem presidido várias entidades setoriais no Brasil e no exterior. Desde 2011 tem se dedicado também ao setor florestal, na diretoria executiva da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

Atividades: diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF); cônsul honorário da Finlândia na Bahia e Sergipe; diretor Regional Nordeste da Finncham; presidente do Sindicato das Indústrias de Fibras Naturais da Bahia (Sindifibras); presidente da International Natural Fiber Organization (INFO-Amsterdam); presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia (ACB); presidente do Conselho de Comércio Exterior (COMEX)  da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb); presidente da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura (MAPA); membro e ex-presidente do Grupo de Fibras Naturais da FAO (Roma) e ex-presidente (2017/2020) do Conselho Consultivo (CC) do Fundo Comum de Commodities (CFC) da Organização das Nações Unidas (ONU).