Em 03/12 o Secretário de Agricultura da Bahia Lucas Costa esteve no Sul da Bahia onde fez uma série de visitas. Sua agenda começou  na sede da ASPEX (Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e Extremo Sul da Bahia) para acompanhar algumas apresentações, a exemplo de “A importância do associativismo”, pelo presidente da associação, Gleyson Araújo.

Na sequência, o secretário visitou a Fazenda Gameleira, onde a proprietária Dayane Soares demonstrou a propriedade e suas diversas produções, como café, eucalipto, pecuária e projeto no sistema silvipastoril (integração pecuária e floresta). Na visita, o secretário destacou a importância de sistemas integrados como o silvipastoril e o ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) e a alta produtividade de eucalipto na Bahia.

O secretário também conheceu o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) mantém na região. Na ocasião, o  coordenador e os técnicos do programa, Paulo Andrade, Ernandes Ferreira e Diogo Jahel, puderam também falar sobre o trabalho desenvolvido na conscientização dos produtores rurais e estudantes da região.

Encerrando sua visita, o secretário visitou a Fazenda Deus Dará, em Eunápolis, onde o produtor Gilmar Oliveira Costa mostrou seus mais de 300 hectares com plantio de limão com selos internacionais.

Também acompanhou a agenda, Lindomar Lembrance, do Grupo Lembrance – produtores de banana da prata, cacau, mamão e pimenta.