A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançam uma nova ferramenta online que permite a visualização e análise de áreas de interesse para implantação de empreendimentos. O Módulo de Avaliação Preliminar (MAP) será apresentado pelo secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, às 14h do dia 09/05, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, 4ª Avenida, nº 430, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Ferramenta inédita no Brasil, o MAP auxiliará empreendedores, órgãos públicos e técnicos de meio ambiente a avaliar alternativas locacionais e antecipar alguns dos principais potenciais impactos socioambientais da implantação de um empreendimento em determinada área. O usuário acessa diversas informações geográficas e realiza consultas sobre as características ambientais da área de interesse para a instalação do seu negócio. A primeira versão do MAP Geobahia entra no ar no dia do seu lançamento, no endereço geobahiamap.seia.ba.gov.br.

O uso da ferramenta não constitui etapa formal do processo de licenciamento, contudo, técnicos e empreendedores ganharão uma ferramenta que apoiará e qualificará os diagnósticos e contribuirá para as tomadas de decisão. Os produtos gerados pela plataforma devem ser usados em caráter orientativo, e os resultados, validados em campo para que sejam utilizados como suporte à elaboração de documentação técnica adequada para licenciamentos.

Mais de 130 profissionais dos órgãos ambientais da Bahia, secretarias, empreendedores, pesquisadores e membros da sociedade civil participaram do desenvolvimento da plataforma. O setor florestal foi um dos setores convidados para este desenvolvimento, através da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). De acordo com o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, o setor florestal acompanha com interesse tudo o que venha a possibilitar maior segurança jurídica para os produtores. “Além disso, também apoiamos todas as iniciativas e incrementos que garantam maior cuidado com o meio ambiente. Os benefícios ambientais proporcionados pela indústria da árvore plantada são expressivos. Para cada hectare plantado, por exemplo, nosso segmento preserva 0,7 hectare e este número deve crescer”, explica.

Após o lançamento serão realizadas oficinas técnicas com alguns desses setores, a exemplo da silvicultura que estará reunida em 11/05, das 9h às 12h30, no prédio do INEMA (CAB – Avenida Luís Viana Filho, 6º andar, Salvador – BA).

Desenvolvimento – A primeira etapa da plataforma foi financiada pelas empresas Renova Energia, Casa dos Ventos e Companhia de Energias Renováveis, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEOLICA). O MAP foi inspirado na ferramenta Tremarctus, desenvolvida pela Conservação Internacional (C.I.) para o governo da Colômbia. A C.I. tem sido parceira no desenvolvido desta primeira e das próximas versões da ferramenta.

O trabalho é coordenado pela Superintendência de Estudos e Pesquisas (SEP) da Sema. O superintendente Luiz Ferraro explica que as informações são acessadas em uma interface intuitiva “através de desenho direto na tela do sistema, carregamento de arquivos externos, extração de relatórios contendo as sobreposições entre o local de interesse e dados sobre meio biótico, social, físico e de infraestrutura, entre outras”. O sistema conta ainda com uma ferramenta voltada para simulação da localização de linhas de transmissão de energia, onde podem ser geradas quatro opções hipotéticas de traçados, com observação dos custos socioambientais e restrições legais.