A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está apoiando costureiras e artesãos na confecção de 80 mil máscaras de tecido para doação aos municípios da Bahia e de Minas Gerais. A iniciativa conta com a participação de aproximadamente 18 profissionais, dentre eles, costureiras de famílias apoiadas pelos projetos sociais da Suzano e artesãos de associações independentes do município.

Em uma primeira fase da iniciativa, a companhia adquiriu 14 mil máscaras, no início deste mês, destinadas às famílias de colaboradores que estão trabalhando presencialmente nas unidades e para grupos considerados prioritários por conta do maior risco de exposição ao novo coronavírus nas regiões em que a empresa atua. Com a nova aquisição, o volume foi elevado para 80 mil unidades para atender a demanda dos dois estados.

Do total, 77.600 máscaras serão destinadas aos municípios Mucuri, Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Nova Viçosa, Prado e Itamaraju, além da capital da Bahia, Salvador. Já na região mineira, 2.400 máscaras foram adquiridas para as regiões de Carlos Chagas, Nanuque e Serra dos Aimorés.

No País, a ação da empresa envolve 174 profissionais de cinco estados brasileiros, responsáveis pela produção de 125,6 mil máscaras de tecido, todas de acordo com as normas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde. Somando todos os estados com atuação da Suzano, as máscaras de tecido irão beneficiar cerca de 55 mil pessoas, sendo 39,2 mil colaboradores e familiares, 3,8 mil caminhoneiros, 1,6 mil integrantes de projetos sociais apoiados pela empresa e 10,7 mil pessoas de grupos considerados estratégicos.

A Suzano tem adotado várias iniciativas de apoio ao enfrentamento do novo coronavírus, incluindo a construção do Hospital de Campanha, em parceria com a Veracel e o Governo da Bahia, no município de Teixeira de Freitas. “Diante desse momento delicado de pandemia, buscamos contribuir ainda mais com o poder público e a sociedade. A Suzano tem trabalhado constantemente para garantir a segurança dentro e fora de suas unidades. Fortalecemos nosso apoio com os projetos sociais por meio de ações essenciais. Além da contratação da confecção de máscaras de tecido, outras iniciativas reforçam nosso compromisso, como o projeto A feira vai até você, que incentiva a compra de alimentos dos agricultores familiares, por meio do sistema de delivery”, explica Giordano Automare, gerente de Desenvolvimento Social Territorial da Suzano.