Nesta quarta-feira (07) é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e a Veracel Celulose, indústria localizada na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, realiza um balanço das ações já realizadas pela empresa para o enfrentamento da Covid-19. Há um ano, a companhia tem seguido todos os protocolos de prevenção, realizado contínuas campanhas orientativas e trabalhado em conjunto com parceiros com o propósito de apoiar a comunidade durante o enfrentamento da pandemia. A companhia também possui seu programa voltado ao bem-estar de seus colaboradores.

Desde março do ano passado, a Veracel já apoiou a distribuição de 86 mil itens de saúde e higiene, 83 mil litros de álcool e 30 mil litros de hipoclorito para a população. A empresa financiou a compra de equipamentos (08 camas, 01 eletrocardiógrafo e 01 gerador) para auxiliar instituições de saúde públicas locais, entre eles o Hospital de Itagimirim, o Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães e Hospital Neurocor de Porto Seguro. As iniciativas foram realizadas por meio de parcerias com empresas e entidades da região.

A empresa também atuou juntamente com a Suzano e o Governo da Bahia para a construção de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas (BA), que envolveu a disponibilização de 35 respiradores fixos e móveis e um aporte para 20 leitos de UTI em março de 2020. Um ano depois, em março deste ano, a companhia renovou seu apoio com novas doações ao hospital, tendo em vista o recrudescimento da pandemia.

“Estamos colaborando de forma genuína com as pessoas do nosso território em parceria e ações coordenadas especialmente para apoiar as comunidades mais vulneráveis. Um ano depois, mantemos nosso compromisso, reforçando continuamente nosso trabalho interno de conscientização e prevenção. Acreditamos que só é possível superar os riscos trazidos pela pandemia cuidando uns dos outros sempre, visando à proteção da saúde física e mental e auxiliando os que mais precisam”, destaca Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da empresa.

Nas áreas operacionais da Veracel, além do uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, higienização constante das mãos e a utilização do álcool em gel, a companhia delimitou as áreas coletivas de trabalho, assim como os assentos nos transportes (com capacidade limitada a 50%) e nas áreas de alimentação – inclusive com a colocação de barreiras físicas nas mesas dos refeitórios – além de ter intensificado as rotinas de limpeza e higienização dos ambientes desde as áreas da fábrica, do núcleo florestal e dos módulos de colheita. A medição de temperatura foi adotada como padrão nas portarias e na entrada do transporte coletivo, e as equipes administrativas já estão em home office há mais de um ano. A Veracel também realiza o monitoramento e apoia os colaboradores com a suspeita de contaminação.

Programa Bem-Estar Veracel

“Este Dia Mundial da Saúde, mais do que nunca, é um momento de reflexão para todos nós sobre o impacto da Covid-19 para a comunidade, os seus efeitos na saúde de todos a longo prazo e o nosso papel no enfrentamento dessa doença. Sabemos que sem ações de prevenção coletiva, como uso de máscaras, distanciamento social e higiene pessoal, além da vacina, não seremos capazes de conter a transmissão do vírus. Que possamos entender a importância do cuidado conosco e com os outros e o fato de que somos mais fortes e menos vulneráveis se estivermos trabalhando juntos no combate à pandemia”, reforça Carneiro.

Atenta à saúde e segurança dos colaboradores da empresa e de suas famílias, a Veracel estruturou seu programa “Bem-Estar”. Com os pilares “Movimente-se”, “Cuide-se” e “Comunique-se”, o programa terá ações direcionadas para saúde física, mental e emocional e busca estimular a adoção de novos hábitos saudáveis, como alimentação nutritiva, bons hábitos de sono, alongamentos, ações culturais, de lazer e de integração social. Dentro do pilar “Cuide-se” o programa também tem mapeadas diversas ações voltadas a saúde mental de seus colaboradoras, contando com um canal de atendimento emocional exclusivo aos seus colaboradores e familiares, chamado “Conte Comigo”. O atendimento é sigiloso, realizado por psicólogos especializados e está disponível das 8h às 22h, todos os dias da semana, inclusive via WhatsApp.

“Sabemos que saúde não se resume apenas a ausência de doenças do corpo físico. Ser saudável é alcançar equilíbrio em três pilares: físico, mental e social e, foi justamente com este conceito completo de saúde, que buscamos desenvolver as ações do Programa Bem-Estar. Por meio dessa iniciativa apoiamos nossos colaboradores na busca por este equilíbrio. Hoje, nessa realidade tão desafiadora que o mundo está enfrentando, e também no amanhã, vislumbrando um futuro e uma vida saudável no pós pandemia em que seja possível a manutenção e reforço desses pilares”, complementa Andiara Souza, enfermeira do trabalho da Veracel.

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.