No Dia do Apicultor, celebrado em 22/05, a Veracel anuncia o início da implementação de um plano estratégico de apoio à apicultura e a meliponicultura na região Sul da Bahia, que destaca a importância dos apicultores/as e meliponicultores/as, assim como a tradição, relevância econômica e cultural da produção de mel na região da Costa do Descobrimento (BA).

Há 18 anos a empresa apoia a cadeia produtiva do mel em seu território de atuação. Somente em 2022, 141 famílias foram beneficiadas com o apoio da empresa , por meio de associações de apicultores locais e, até o presente momento, 30.990 kg de mel foram produzidos na região.  Algumas dessas associações também estão desenvolvendo projetos pilotos voltados à atividade de meliponicultura.

“Desde 2005, a Veracel apoia projetos ligados à cadeia produtiva do mel para famílias dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Belmonte e região. Isso engloba a capacitação dos apicultores para melhoria de manejo e gestão dos empreendimentos individuais e coletivos, a doação de materiais, apoio para implantação de infraestrutura (entreposto de mel de Eunápolis e Casa do Mel de Guaratinga) e suporte para a melhoria de produtividade”, ressalta Izabel Bianchi, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.

Entre outras iniciativas, desde 2018 a companhia tem investido na transferência de tecnologia para os apicultores das associações produtoras da região, ampliando sua capacidade técnica e a autonomia de coletivos rurais.

Em outra frente de ação, a Veracel apoia, desde 2019, projetos pilotos de meliponicultura nas comunidades indígenas pataxó (Aldeia Meio da Mata) e municípios de Eunápolis, Guaratinga e Miramar, onde foi implantado um meliponário coletivo. Os apicultores de Eunápolis também conquistaram seu entreposto de mel em Eunápolis, inaugurado em 2021, que também contou com o apoio da empresa.  Lá é realizado o recebimento, envase e a comercialização do mel.

Planejamento Estratégico

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar e as possibilidades de compartilhamento com as comunidades o uso múltiplo das florestas da Veracel, sejam elas nativas e de eucalipto, a empresa construiu um plano estratégico de apoio à apicultura e à meliponicultura para os próximos 10 anos. A apicultura possui forte potencial de geração de renda e ocupação do homem no campo.  A cadeia produtiva do mel gera a criação de postos de trabalho e fluxos de renda durante todo o ano e impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida das famílias locais.

O primeiro passo desse planejamento foi um mapeamento completo para a elaboração de um diagnóstico profundo dos desafios e das oportunidades dessa cadeia produtiva.

Entre as primeiras ações planejadas, está o levantamento dos melhores pastos apícolas dos imóveis de propriedade da empresa nos 10 municípios de atuação para serem compartilhados com os apicultores das associações parceiras. Essa é uma oportunidade que oferece segurança não apenas aos apicultores, como também segurança operacional para os colaboradores que atuam no campo.

Os pastos constituem-se em áreas mais apropriadas para a produção de mel. “Para realizar essa iniciativa, vários critérios são considerados, como proximidade com água, idade das florestas, existência de plantas melitófilas, distanciamento de centros urbanos e equipamentos comunitários e distanciamento de outras culturas agrícolas”, explica Izabel.

A Veracel já iniciou o repasse desses dados às associações apícolas de Eunápolis e Guaratinga e gradualmente essas informações serão apresentadas às demais instituições parcerias. A partir disso, será possível realizar a realocação das colmeias, de forma mais otimizada. Entre os eixos definidos no projeto, estão: fomento à capacitação técnica; melhorias da gestão e da sustentabilidade financeira das organizações coletivas locais e desenvolvimento de novos produtos e melhorias na comercialização.

A importância das abelhas

A preservação das abelhas é uma questão importante para a conservação ambiental, em nível global. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que as abelhas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. Isso afeta diretamente a manutenção da biodiversidade e a alimentação de seres humanos, pássaros, insetos e outras espécies.

Com tamanha importância, as abelhas são animais sensíveis, que sofrem com fenômenos como a poluição e as alterações climáticas – em 2016, algumas espécies já foram consideradas em risco de extinção pelo United States Fish and Wildlife Service (FWS), órgão ambiental dos EUA.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.