A Veracel Celulose começa hoje (14/04) uma campanha de conscientização ambiental em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia. A iniciativa, que será realizada até o final deste ano, vai incluir visitas a proprietários rurais vizinhos da empresa, e tem parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (o PAFS) e a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA).

O objetivo é conscientizar para o cuidado e conservação de áreas de proteção ambiental e preservação da biodiversidade local. A Veracel tem um total de 108 mil hectares de áreas de preservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel – a maior RPPN do Nordeste, com mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica conservados –, além de 84 mil hectares de áreas de plantio.

Além disso, a ação aborda o combate à caça de animais silvestres, que infelizmente é uma prática ainda existente na região, afetando a fauna local. Mostra também a necessidade de prevenção dos incêndios florestais, outro problema importante no território; e apresenta os impactos ao meio ambiente que são provocados pela criação clandestina de gado. A presença tanto do gado quanto de outros animais em áreas de preservação ambiental prejudica nascentes e cursos de rios, além provocar a destruição de áreas de vegetação natural, principalmente porque o gado pisoteia o solo.

“Queremos reforçar a nossa relação de confiança e fortalecer a aproximação com vizinhos, que são estratégicos para os cuidados com o meio ambiente”, afirma Flávio Luiz de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.

A divulgação da Rede de Percepção de Fogo (RPF) também faz parte da ação. O número 0800 799 9802 foi criado para ajudar no combate e prevenção de incêndios florestais por meio da parceria com comunidades, municípios e pessoas que transitam pela região.

“Esperamos que essa campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais”, afirma Epaminondas Peixoto Júnior, da ADAB.

“Nem sempre conseguimos estar em todos os lugares, conscientizando e fiscalizando. Então, é importante contar com a conscientização de todos. A conscientização é a saída. Com essa iniciativa, o produtor rural vai ser mais um agente multiplicador do conceito de proteção ambiental”, destaca Ernandes Ferreira da Silva do Programa Ambiente Florestal Sustentável.

 

Serviço:

Disque denuncia da CIPPA: (73) 9 9807-1353 – Whatsapp